O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) criticou o Governo da Bahia após o secretário estadual da Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Carlos Martins, culpar o governo federal pelo aumento de quase 42% da extrema pobreza no Estado.
“O governo Rui é o maior transferidor de responsabilidade que existe. Nunca é problema do Estado. Insegurança em Salvador é problema da Prefeitura, vacina russa impedida no Brasil é culpa da Anvisa, aumento da violência no Estado é culpa de Bolsonaro. Até na pandemia ele colocou a culpa por não cumprir promessas. É preciso bater no peito, assumir a responsabilidade e tentar mudar essa triste realidade”, afirmou Tiago Correia.
Para o deputado, os problemas para o aumento da extrema pobreza na Bahia são vários. “Primeiro que o Estado tem uma das piores educação do País, perdendo apenas para o Maranhão. Segundo que somos campeões em número de analfabetos adultos. Terceiro que somos o Estado mais violento do Brasil. Quarto que somos o Estado em 17ª colocação em competitividade. Tudo isso, somado a falta de incentivo do Estado, afugenta as empresas e nos faz sermos campeões nacionais em desemprego, com uma taxa de 15,5%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esse é o legado que Rui Costa deixa depois de oito anos como governador, devia ter vergonha”, pontuou.
“Ao invés de ficar culpando Deus e o mundo, vamos usar o tempo que resta do governo para criar novas oportunidades de trabalho. A Bahia está bem abaixo da média nacional nesse quesito. É preciso ter seriedade para enfrentar esses assuntos e parar de fazer politicagem com coisa séria”, completou.