Uma enfermeira, registrou na noite de quarta-feira um boletim de ocorrência no Complexo Policial de Itabuna, referente a um golpe que sofreu via internet. O crime de estelionato que ela acabou caindo foi via aplicativo Whatsapp, onde o golpista se passou por sua filha, pedindo a transferência via PIX.
No período da noite ao sair do hospital em que trabalha, a mulher recebeu a suposta mensagem da filha pedindo a quantia de R$5.3000, para comprar um celular. Elas possuem a prática de pagar uma a conta para a outra e depois se acertarem, então a vítima não desconfiou que seria um golpe, realizando assim a transferência ao criminoso.
Ela só percebeu que foi enganada no dia seguinte, após falar com a filha para saber se a mesma já havia comprado o celular.
Cuidados básicos para evitar cair em golpes na internet
Manter sistemas operacionais e aplicativos atualizados, não utilizando softwares piratas, por exemplo.
Também um programa de antivírus atualizado pode ser usado para detectar e bloquear ameaças, assim como utilizar redes confiáveis, evitando WiFi públicos.
Os estelionatários sempre estão buscando golpes mais apurados e inteligentes. Ao efetuar compras, verifique a reputação do site (se existem reclamações etc.). Desconfie sempre de pesquisas e prêmios em dinheiro. Nunca forneça dados pessoais desnecessários.
Se alguém solicitar transferência, busque realizar uma ligação de vídeo se possível, para confirmar que está falando de fato com o solicitado.
Extraído do Verdinho Itabuna