Roberto Kalil, médico de Lula, leva sugestões ao presidente eleito e fala em fortalecer o SUS

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta quarta-feira (7), no hotel em que está hospedado, em Brasília, o médico Roberto Kalil, que lhe apresentou sugestões para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) no novo governo.
Responsável pela saúde cardíaca do petista, Kalil integra o gabinete de transição e compõe um grupo de médicos e professores que pretende dar apoio ao futuro ministro da Saúde - o mesmo que ficou responsável pelo prognóstico apresentado nesta quarta.
“No próximo governo, na minha opinião como médico, o SUS tem que ser fortalecido. É um sistema que está subfinanciado desde o início. Isso é um problema sério", declarou o profissional.
O encontro foi comentado pelo próprio Lula em seu perfil no Twitter. De acordo com o presidente, as propostas foram encaminhadas ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que coordena a transição governamental.
"Hoje me encontrei com o Dr. Roberto Kalil, meu médico, mas não como paciente. Recebi um documento de um grupo de médicos com sugestões para fortalecermos o SUS. O documento também foi encaminhado ao vice-presidente Geraldo Alckmin e ao Grupo Técnico de Saúde", escreveu.
Segundo o G1, Kalil disse que o grupo de médicos não chegou a discutir formas de financiar o SUS em um cenário de escassez de dinheiro em diversas áreas, mas ressaltou que é possível melhorar o atendimento com ações, por exemplo, de saúde digital.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: