Fotos: Haeckel Dias / Ascom-PC
A prevenção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes e o trabalho infantil são os principais alvos da campanha "Você também pode ser um guardião da infância", realizada pela Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Dercca), nos eventos pré-carnavalescos, em Salvador. Equipes da unidade especializada fazem ações de conscientização dos foliões durante o Fuzuê e Furdunço, realizados no Circuito Dodô, entre a Ondina e a Barra, no sábado (11) e domingo (12).
Além dos circuitos, a equipe da Dercca, sob a coordenação da titular da Dercca, delegada Simone Moutinho, também esteve em hotéis do entorno, colou cartazes e deu orientações sobre os cuidados contra os crimes. Nas ruas, os policiais realizaram abordagens educativas, distribuíram botons adesivos e folhetos com explicações sobre os crimes contra o público infantojuvenil, além das formas de prevenir, as responsabilizações dos autores e principalmente a importância da denúncia, que podem ser feitas pelo 181, do Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
O lançamento da campanha ocorreu na sexta-feira (10), no piso L1 do Salvador Shopping. Na ocasião, foram distribuídos material informativo e disponibilizado um cadastro para contribuir com a segurança de crianças e adolescentes. “Estamos coletando dados e distribuindo uma carteirinha que vai conter um QR-Code. A partir da leitura do código, as crianças poderão ser direcionadas a um posto especializado, durante a folia”, detalhou a delegada.
Nos dias do Carnaval, a Dercca vai funcionar 24 horas, com uma equipe multidisciplinar, que conta com assistente social e psicóloga. Servidores da especializada também atuarão nos circuitos da folia.