O Fluminense é o campeão da Taça Guanabara de 2023. Na quarta-feira (8), o Tricolor das Laranjeiras visitou o Flamengo precisando vencer para garantir a liderança do Campeonato Carioca e conquistou a vitória de virada no Maracanã. Everton Cebolinha abriu o placar no primeiro tempo, enquanto Germán Cano e Gabriel Pirani fizeram 2 a 1 para o Flu.
Com o empate, o Fluminense termina a primeira fase do Cariocão na primeira posição com 25 pontos, garantindo o título da Taça Guanabara e a classificação para as semifinais do estadual. O Flamengo fica na vice-liderança com 23 pontos. Os cruzamentos da próxima fase serão conhecidos nesta quinta-feira (9).
Com a torcida a seu favor, o Flamengo abriu o placar do Fla-Flu aos 18 minutos em grande estilo. Everton Cebolinha partiu para cima de Samuel Xavier, invadiu a área, driblou André e finalizou para marcar seu primeiro gol na temporada – um gol importante sobretudo para o jogador, que ganhou chance no time titular, apesar de jogar improvisado na ala.
Ainda no primeiro tempo, aos 33 minutos, o Flamengo voltou a balançar a rede com Gabigol. Matheus França recuperou a bola, invadiu a área e rolou para o camisa 10 marcar com liberdade, mas o árbitro consultou o VAR, viu falta do atacante flamenguista no desarme em André e anulou o gol.
Perdendo no intervalo, o Fluminense voltou do intervalo com formação mais ofensiva, com Gabriel Pirani e Lima nos lugares de David Braz e Keno, e empatou sete minutos depois. Após jogada trabalhada pela ponta esquerda, Cano recebeu de Jhon Arias e finalizou livre na grande área para empatar o placar.
Já na reta final da partida, aos 39 minutos, o dedo de Fernando Diniz novamente mudou o resultado do clássico. Após bate-rebate na área em jogada aérea, Pirani errou finalização e a bola sobrou com Gabriel Pirani, que finalizou rasteiro, no canto, e marcou seu primeiro gol pelo Fluminense, de quebra, dando o título da Taça Guanabara ao Fluminense.A reta final do jogo ainda ficou marcada por confusão após falta mais dura de Gerson. Jogadores dos dois times se desentenderam e sobrou cartão vermelho para Felipe Melo. Curiosamente, o volante entrou aos 42 minutos no lugar de Germán Cano e foi expulso aos 44, antes mesmo de tocar na bola. No entanto, a expulsão não mudou o resultado da partida, que terminou com vitória do Fluminense por 2 a 1.