Foto: Reprodução / Polícia Civil de Pernambuco
Um homem foi preso em Olinda, Pernambuco, na última quinta-feira (16), ao ser flagrado praticando maus-tratos a sua própria mãe, de 94 anos. Segundo a Polícia Civil, a idosa também era mantida em cárcere privado e passou três anos em um quarto de motel na cidade.
Segundo nota enviada pela corporação nesta segunda-feira (20), a vítima vivia em ambiente "totalmente insalubre", com restos de comida e lixo espalhados. A corporação disse, ainda, que o local era sujo e tinha cheiro e urina.
No momento em que a guarnição chegou até o local, a mãe do acusado estava sem roupas e usava uma fralda. Ela foi encontrada enrolada em um lençol.
Conforme publicou o G1, a idosa estava ""magra e sem nenhuma orientação de tempo e espaço, pois nem sequer uma janela era aberta".
"Identificamos esses maus-tratos. A idosa estava sem dignidade, sem se alimentar direito e sem ver a luz do dia", declarou a delegada Nívea Lima em entrevista.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) resgatou a mulher, que foi encaminhada para um hospital na Grande Recife. Ao site, a unidade de saúde disse que o estado de saúde dela é "estável".
"Estamos dialogando com o Ministério Público para definir o futuro dela. Soubemos que ela está bem, no hospital. É bem provável que ela siga para um abrigo", disse a delegada.
Conforme apontam as investigações, a idosa tem imóveis e uma renda mensal de R$ 15 mil. No entanto, o dinheiro era administrado pelo filho.