O Conselho Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Meio Ambiente de Ibicaraí, em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS) realizaram no período da manhã de sexta-feira, dia 6 de maio, no plenário da Câmara de Vereadores, uma oficina sobre Gestão Participativa e Educação Ambiental.
A oficina foi ministrada pelas Engenheiras Ambientais do CDS-LS, Tauá Fontes e Carlisly Araújo e foi direcionada para os integrantes do Conselho e contou ainda com a presença do secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Fredson Santos e do Diretor de Meio Ambiente Fábio Valentin.
A ação teve início com o secretário Fredson fazendo uma apresentação das ações feitas pela Diretoria de Meio Ambiente nas questões ambientais durante os dois primeiros anos de gestão.
Na sequência as Engenheiras Ambientais Tauá Fontes e Carlisly Araújo deram início a Oficina de Gestão Participativa e Educação Ambiental, falando sobre o papel do Conselho nas questões ambientais, políticas de meio ambiente, legislação e funcionalidade do Conselho no município.
No momento seguinte Tauá e Carlisly dividiram as pessoas presentes em três grupos e cada grupo recebeu uma questão para ser discutida, debatida e respondida. Por último, cada equipe teve que apontar um problema ambiental no município, relatar o problema, discutir e apontar uma suposta solução.
Na parte final foi feita uma nova dinâmica com a participação de todos os presentes, que receberam um certificado de participação e um brinde ofertado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho de Meio Ambiente entregou um Certificado de Gratidão ao ambientalista Arnold Coelho pelos relevantes serviços prestados a comunidade Ibicaraiense.
“Aplicamos essa oficina em outras 15 cidades que completam o nosso eixo e ficamos, eu e Carlisly, muito satisfeitas e surpresas com o envolvimento do Conselho e a participação ativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Ibicaraí com a quantidade de ações promovidas por vocês nas questões ambientais”, disse Tauá.
Data: 06.05.2023