A interrupção no fornecimento de energia elétrica, no final da tarde de terça-feira (2), nas estações de Captação de Água Bruta, em Rio do Braço, distrito de Ilhéus, e na Elevatória de Água Bruta, em Mutuns, Vila de Itabuna, por cerca de cinco horas, paralisou todo o sistema da Empresa Municipal de Águas e Saneamento – EMASA. A paralisação causará prejuízos no abastecimento de água na cidade de Itabuna, já que o sistema é contínuo e interligado.
Segundo a área operacional da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia – Coelba, o problema foi ocasionado entre Mutuns e Rio do Braço, onde terceiros derrubaram árvores na rede elétrica, interrompendo o fornecimento de energia para as duas estações.
De acordo com o gerente técnico da EMASA, João Bitencourt, o atraso de quase cinco horas acarreta uma demora de três vezes na captação e produção da água tratada. “Esse tipo de incidente representa um complicador na produção de água tratada. Por horas deixamos de fabricar o nosso único produto, o que retarda a distribuição da água”, explica Bitencourt.
Apesar da interrupção forçada, a equipe que trabalha na produção de água tratada redobrou esforços durante toda a madrugada para amenizar ao máximo o impacto no abastecimento de água para as comunidades de Itabuna. Hoje pela manhã, a água chegou em algumas localidades, a exemplo do bairro Nossa Senhora da Conceição.