Por Sucom/Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus criou regulamento e comitê de organização para o desfile cívico e militar de 7 de setembro. Coordenado pela Secretaria de Educação (Seduc), o comitê é formado por representantes do gabinete do prefeito; Autarquia de Transporte e Trânsito; Comando da Guarda Civil Municipal; Corpo de Bombeiros e Polícia Militar; Exército; Marinha do Brasil; secretarias de Ordem Pública, Saúde, Serviços Urbanos e Superintendência de Comunicação.
Sob o tema, “Independência do Brasil: juntos na construção de uma nação igualitária”, o desfile busca sensibilizar a população sobre a importância da educação na formação dos cidadãos e cidadãs, como força propulsora do desenvolvimento do país, bem como o respeito à diversidade cultural e ambiental, a história de um povo com princípios ético, moral e cívico.
Participação – O desfile está aberto a toda sociedade civil e organizada: escolas; sindicatos; associações; secretarias municipais e corporações militares. As entidades que tiverem interesse em participar devem preencher a Ficha de Inscrição, o Termo de Responsabilidade e o Histórico e devolvê-los para o e-mail: desfilecivico2022seduc@gmail.com, até 24 de agosto. Não será aceito documento físico.
O desfile do 7 de setembro em Ilhéus começa com hasteamento da bandeira nacional, às 8h, seguida de revista da tropa, às 8h30. Logo após, as escolas, instituições e corporações militares farão sua apresentação, com início às 9h.
A concentração acontecerá nas seguintes vias: Avenida Soares Lopes, sentido Centro de Convenções, dobrando em frente ao Clube Social de Ilhéus e sentido Avenida Bahia. O escoamento será na Praça Rui Barbosa.
Os participantes deverão se organizar de acordo com a ordem sequencial da corporação militar, escola militar, entidades, clubes e serviços, sindicatos, associação, escolas privadas, escolas públicas, secretaria municipal, estabelecida na programação. Em áreas próximas ao desfile, haverá sanitários químicos à disposição da população.
A Secretaria de Saúde disponibilizará ambulâncias e enfermeiros, em área próxima ao palanque oficial e ao longo da Avenida Soares Lopes, para atender situações que possam surgir no decorrer do desfile.