A abordagem principal remeteu-se à superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social
Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, Ilhéus marcou presença na 6ª Conferência Territorial de Segurança Alimentar e Nutricional. A Secretaria de Agricultura e Pesca foi representada pelo servidor Alex Lima, a pedido do titular da pasta, Moisés Bohana Neto. O evento reuniu autoridades, instituições da sociedade civil e convidados, a fim de compartilhar saberes e trocar experiências, bem como apresentar avanços no que se refere ao tema.
Na ocasião foram abordados os efeitos causados pela suspensão de algumas iniciativas por parte do Governo Federal na gestão passada. A abordagem principal remeteu-se à superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social, abrangendo segurança alimentar e nutricional no Território Litoral Sul, insegurança alimentar e nutricional, níveis de insegurança alimentar, e em outros marcadores, fome no estado da Bahia, marcos legais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite, cisternas e restaurante popular, PAA de alimentos e principalmente os desafios atuais que ainda persistem no país.
A ação foi promovida pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-Ba), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (Seades) e o Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN).
A conferência contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Movimento de Luta pela Terra (MLT), Associação para o Desenvolvimento dos Territórios da Bahia (CET em Movimento), Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS-LS), Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (Cima), Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e Instituto Federal Baiano (IFBaiano).
“Um evento importantíssimo para que possamos discutir os problemas da segurança alimentar, fortalecer o trabalho e construir ações que atendam às necessidades da nossa população”, disse Moisés Bohana.
Por Sucom