Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta hospitalar no domingo (1º), após três dias de internação e dois dias após a cirurgia artroplastia total de quadril e blefaroplastia nas pálpebras.
A alta hospitalar de Lula estava prevista inicialmente para esta segunda-feira (2) ou para a próxima terça-feira (3), porém a equipe médica decidiu antecipar por conta da boa recuperação.
A cirurgia no quadril foi uma artroplastia, que consiste na substituição da cartilagem desgastada por uma prótese. O presidente estava se queixando há meses de uma dor na cabeça do fêmur, no encaixe com o quadril.
O procedimento nas pálpebras já era planejado e foi feito aproveitando a anestesia geral da cirurgia principal.
"O paciente Luiz Inácio Lula da Silva, submetido em 29/9 a cirurgia de artroplastia total de quadril à direita e também a blefaroplastia, após boa evolução clínica, encontra-se de alta hospitalar e seguirá em reabilitação ambulatorial", afirmou o boletim médico desta tarde.
Lula agora se encontra no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência, localizada em Brasília. No local ele continuará com as sessões de fisioterapia e exercícios específicos para reabilitação. Será no local também que ele deve trabalhar.
O presidente deve despachar no Palácio assuntos do governo federal nas próximas semanas.