_A iniciativa da Prefeitura garantiu realização de exames e consultas médicas_
A mega ação do Outubro Rosa, promovida na última sexta-feira (20), no Centro de Convenções de Ilhéus, ofertou exames, consultas com especialistas e aplicação de vacinas. Sob a coordenação da Secretaria de Saúde (Sesau), o evento foi um grande sucesso e prestou 1.506 atendimentos ao público feminino, que abraçou a causa para manter a saúde em dia. O prefeito Mário Alexandre e a deputada estadual Soane Galvão marcaram presença na ação.
As mulheres tiveram acesso a exames preventivos, atualização da caderneta de vacinação; testes rápidos; ultrassonografia transvaginal; da mama e da tireoide; consultas com médico oftalmologista; clínico geral e cardiologista; exames laboratoriais e Eletrocardiograma.
A Sesau explica que devido à impossibilidade de levar a estrutura necessária para a realização de alguns exames, foram distribuídos vouchers e feito pré-agendamento dos mesmos.
“Ver esse espaço lotado, com milhares de mulheres se preocupando com a sua saúde é uma felicidade imensa, principalmente para um médico, um prefeito que sabe a importância do cuidado e do acolhimento. Cuidamos diariamente do nosso povo em cada unidade de saúde, nos hospitais e através do Programa Saúde na Comunidade, que permitiu que saíssemos de um quadro no passado, com filas intermináveis, pessoas nos corredores e em leitos improvisados, para uma saúde de excelência e referência em toda a região”, disse Mário Alexandre.
Para Eduardo Nora, titular da Sesau, “a intensificação dos serviços assegura assistência necessária para as mulheres e mais que isso, trabalha a prevenção, que é primordial na luta contra o câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais provável a cura”, acrescentou.
A campanha Outubro Rosa se une ao Novembro Azul, no qual os homens ilheenses são convidados para participar das ações de combate ao câncer de próstata. “Eu consegui fazer minha mamografia e passar por muitos atendimentos. Gostei do trabalho e espero que seja realizado mais vezes”, avaliou Célia Andrade, moradora do bairro Nossa Senhora da Vitória.