Por Alexandre Brochado
Fotos: André Carvalho / BN Hall
O Instituto Terra Firme, entidade filantrópica, foi lançado na noite de segunda-feira (6) no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-Ba), localizado na Av. Lafayete Coutinho, no bairro do Comércio. O evento, que abre uma trajetória de ações de solidariedade, contou com a presença de personalidades e autoridades baianas, como o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, além do cantor e compositor baiano Bell Marques.
Comandado por Augusto Lima, fundador do projeto, e por sua esposa Flávia Peres, presidente da organização, o Instituto Terra Firme tem como objetivo o combate à fome e a insegurança alimentar. Dentro da missão social, a entidade busca incentivar a educação, empreendedorismo, esporte, arte, cultura da Bahia, além de combater a violência contra a mulher e a preservação da biodiversidade.
“O instituto nasce justamente com um conceito muito nobre, muito sólido, não poderia ser [lançado] em um local diferente, tinha que ser na nossa Bahia, nossa terra, a ‘terra firme’. Graças a Deus hoje temos um projeto, muito sólido, muito estruturado, com várias correntes participando disso. Mas acho que é fundamental para a iniciativa privada que nós consigamos, de alguma maneira, devolver e se sensibilizar com o que vem acontecendo com os mais necessitados e obviamente a gente começa por aqueles que têm fome”, destacou o fundador da organização.
Em seu discurso, Flávia expressou sua gratidão às autoridades presentes e reforçou a ajuda para a promoção do projeto. “Quero agradecer aos que estão aqui presentes, que no primeiro momento, atenderam ao nosso chamado, que na verdade é um chamado dizendo o seguinte: nós estamos aqui para ajudar. [...] Terra firme é um sonho compartilhado, semeado é construído dia após dia”, disse a presidente do instituto.
Na ocasião, um termo foi assinado entre o governador Jerônimo Rodrigues e a instituição. O documento firma uma parceria que proporciona a ampliação e fortalecimento do programa “Bahia sem Fome”. O evento desta noite contou ainda com apresentações da Orquestra Neojibá, Escola Olodum e do ator Luís Miranda, como mestre de cerimônias.