_Depois de 13 anos, o evento reuniu agentes culturais de Ilhéus_
Com o tema “A Cultura que temos e a Cultura que queremos”, a Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura (CMC), realizou nos dias 27 e 28 de outubro a IV Conferência de Cultura, no Teatro Municipal de Ilhéus. O evento contou com a presença do vice-prefeito Bebeto Galvão, do vereador Cláudia Magalhães e representantes do setor.
“As conferências são momentos únicos para o controle social da população e formulação de propostas para políticas públicas. O governo municipal mantém diálogo permanente com os agentes culturais a fim de consolidar essas ações”, destacou Bebeto.
A partir das discussões será possível criar e implementar novas políticas no município, valorizando ainda mais a história e fomentando a tradição de tornar Ilhéus um destino culturalmente conhecido.
“A busca pela realização da Conferência de Cultura já vem de anos e a realização da mesma vem cumprir etapas da reorganização do sistema de cultura de Ilhéus. A participação de grande número de fazedores de cultura mostra o processo democrático e de trabalho em conjunto para o resgate da Cultura após a Covid-19”, explicou Geraldo Magela, titular da Secretaria de Cultura (Secult).
Ele completou informando que algumas propostas já estão sendo implantadas. O debate será contínuo, com foco nos preparativos para os seminários no próximo ano.
“Esses espaços de debates entre poder público e a sociedade que, inclusive, é alvo das próprias políticas a serem discutidas. Estabelecer políticas com caráter democrático e forma contínua é de fundamental importância para a valorização e respeito dos segmentos culturais”, acrescentou Althemar Lima, presidente do CMC.
A IV Conferência Municipal de Cultura está inserida tanto no contexto da VI Conferência Estadual da Bahia, com o tema “Cultura e Democracia em Construção na Terra da Liberdade”, que acontece em Feira de Santana, de 6 a 8 de dezembro; bem como da IV Conferência Nacional, que acontece em Brasília, entre 4 e 8 de março de 2024, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.