Cumprindo agenda em Salvador na última sexta-feira (24), o prefeito Mário Alexandre se reuniu com a diretoria da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) para avaliar e discutir ações com foco na melhoria dos serviços prestados pelo Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, localizado no bairro Conquista. O encontro contou com a presença de Ricardo Mendonça e André Nascimento, diretor-geral e diretor-adjunto da FESF-SUS, respectivamente.
O prefeito destacou a relevância de Ilhéus para o sul da Bahia, uma vez que a cidade abriga o complexo de saúde situado no bairro Banco da Vitória, formado pelo Hospital Costa do Cacau, Policlínica Regional de Saúde e Unidade Básica de Saúde (UBS Tipo III).
“O estreitamento dos laços entre a gestão do hospital e o Município é de extrema importância para a nossa população. Discutimos sobre a plataforma eletrônica iPES, um sistema gerencial para melhorar a regulação; acompanhamento do pré-natal em tempo real; planejamento de partos de alto risco e vacinação. Junto à FESF-SUS vamos programar um mutirão de saúde, a fim de ofertar exames e diversos atendimentos. Antes precisávamos buscar apoio em outras cidades. Mas hoje, graças a Deus e com a articulação junto ao Governo do Estado, Ilhéus é referência em atendimento pediátrico e neonatal”, enfatizou Mário Alexandre.
A plataforma iPES reúne informações dos diferentes prontuários eletrônicos, incluindo dados clínicos e laboratoriais. O uso de novas tecnologias garante agilidade e qualidade da gestão pública de saúde, sinalizando as necessidades de adaptações e remanejamento de alguns serviços.