_Cara a cara com Fabíola Gil e professor Emerson Silva, o deputado estadual e líder do governo na ALBA, Rosemberg Pinto responde tudo o que você sempre quis perguntar, em quase duas horas de um bate-papo leve, descontraído e muito revelador!_
O podcast "Política em Questão" recebeu na última quinta-feira (16) o deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O programa, comandado por Fabíola Gil e pelo professor Emerson Silva em sua segunda edição, proporcionou aos ouvintes um encontro direto com o político que está em seu quarto mandato de deputado e hoje ocupa a posição de líder do governo na Assembleia baiana.
Nascido em Itororó (BA), Rosemberg tem sua trajetória marcada por uma participação ativa desde os tempos de liderança estudantil. Ele se formou em sociologia pela UFBA e especializou-se em Ciência Política. Logo cedo já teria se destacado na vida política, em liderança de movimentos estudantis e, posteriormente, sua importante contribuição na defesa dos interesses dos petroleiros. Com passagem pela liderança nacional da Federação Única dos Petroleiros (FUP), teve participação crucial contra a privatização da Petrobrás em 1995, o deputado traz consigo uma bagagem política rica e diversificada.
Rosemberg abordou questões cruciais para o estado da Bahia, iniciando pela crescente criminalidade. Destacou a importância de políticas públicas para evitar a entrada de organizações criminosas e enfocou a prevenção e o cuidado com a juventude como aspectos fundamentais para o combate às causas estruturais da violência.
No cenário político nacional, Rosemberg expressou sua visão sobre a importância da união do povo brasileiro, que, segundo ele, foi dividida em vários aspectos nos últimos seis anos – governos Temer e Bolsonaro. Elogiou as ações do atual governo em busca dessa união, ressaltando políticas públicas e ações diretas como instrumentos fundamentais.
Ao abordar a política econômica, defendeu a necessidade de políticas tributárias mais justas, buscando uma distribuição equitativa da carga tributária. Expressou seu apoio ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e sustentou a ideia de que os mais pobres deveriam pagar menos impostos que os mais ricos.
Já no âmbito regional, o deputado mostrou conhecimento e compromisso com Ilhéus, abordando temas cruciais para o futuro da cidade, como o desenvolvimento de infraestrutura para a indústria petrolífera e o estímulo ao turismo. Expressou suas opiniões sobre a sucessão à prefeitura de Ilhéus, defendendo a necessidade de unidade dentro do grupo que apoiou Jerônimo Rodrigues e Lula na cidade.
O programa encerrou-se de maneira descontraída, com Rosemberg compartilhando uma "cachacinha simbólica" com figuras políticas importantes de Ilhéus e da Bahia. Na melhor forma “tiro o chapéu”, de Raul Gil, Rosemberg disse que tomaria uma dose com Marão, Nilton Cruz e até Jabes Ribeiro, possível adversário de seu grupo nas eleições de 2024, em Ilhéus. Mas, evitaria brindar com o ex-governador Antônio Carlos Magalhães, se vivo estivesse.
O deputado mostrou-se próximo da realidade política local, reforçando seu compromisso com a população ilheense. Agradeceu a possibilidade de falar abertamente sobre temas importantes e se comprometeu a tentar (foque neste verbo) convencer o governador Jerônimo Rodrigues de participar de uma edição extraordinária do Política em Questão.
Para conferir a entrevista na íntegra, acesse o canal "Ilhéus Oficial" no YouTube. Inscreva-se, ative o sininho e acompanhe as próximas edições do "Política em Questão", que vai ao ar duas vezes ao mês, sempre às quartas-feiras, às 19 horas (exceto em casos especiais como a segunda edição). Acompanhe também as novidades do programa no Instagram (@politicaemquestaooficial).