Social promove atividades do Outubro Rosa para conscientização sobre o câncer de mama

A Prefeitura de Ilhéus por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza realizou durante o mês de outubro diversas atividades com os assistidos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) das unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) – Sul, Vilela, Norte, Salobrinho, Olivença e Banco da Vitória – em alusão ao Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama.
As atividades variaram entre as unidades. No Acuípe do Meio, por exemplo, o público pode participar de aulas de zumba com o professor Jujuba; esclarecimentos sobre os cuidados com a saúde e prevenção do câncer de mama; roda de conversa sobre a saúde da mente refletindo no físico, com a psicóloga Maria José, dentre outras. Já o CRAS Sul teve o 3º encontro com o grupo de gestantes, onde, aproveitando as ações do Outubro Rosa, foi abordada a importância do autocuidado.
"É importante alertar as mulheres a fazer o autoexame e diagnóstico precoce do câncer de mama. Desenvolvemos esse mês diversas atividades com as assistidas das unidades do CRAS. Essa foi a forma que pensamos para trabalhar a temática e ajudar as mulheres a terem cuidado com a própria saúde", destaca Paula Alfaya, gestora da proteção básica.
Na unidade do Banco da Vitória, os grupos de mulheres e idosas participaram de uma palestra com a Dra. Carolina e alunos da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz). E, o CRAS Norte, levou a enfermeira Bárbara Kruschewsky para ministrar uma palestra com o tema: "Câncer de Mama" e houve uma troca de informações com o Grupo de Marisqueiras. O CRAS Vilela e CRAS Salobrinho também realizaram atividades com as assistidas sobre a prevenção do Câncer de Mama.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: