A Defesa Civil de Ilhéus registrou, em apenas nove horas, chuvas de 190 milímetros (mm). O volume pluviométrico acumulado na cidade entre às 20h e às 5h da manhã desta quarta-feira (20) superou a média prevista para cinco dias, que era de 91 mm. O temporal causou transtornos e prejuízos em diversos bairros, contudo, as equipes estão mobilizadas para atender as ocorrências e prestar auxílio às famílias atingidas.
A Defesa Civil recebeu chamados da população referentes a solicitações para remoção de árvores caídas e desobstrução de vias públicas com retroescavadeira e colocação de lonas. O trabalho é realizado com apoio do Corpo de Bombeiros Militar e Civil. A equipe de Emergência e Prevenção atua 24h para registrar as ocorrências e levar assistência necessária à população afetada. Inicialmente, o IME será utilizado como ponto de abrigo.
A Prefeitura de Ilhéus analisa a possibilidade de um decreto de emergência. Na manhã desta quarta-feira (20), representantes do Município se reuniram para alinhar as ações e fortalecer a articulação com os órgãos parceiros, voltadas às intervenções em áreas de risco.
Neste momento, a ação emergencial segue no Centro, Teotônio Vilela, Esperança, Nossa Senhora da Vitória, Alto do Coqueiro, Rua Esperanto Perolato, Avenida Soares Lopes, Rua Carneiro da Rocha e Faelba, com serviços de patrulha mecânica em duas frentes: limpeza de canal e retirada de resíduos.
As equipes recolhem árvores caídas no Condomínio Nova Esperança, Central de Abastecimento, Avenida Lomanto Júnior, Praça J J Seabra, Nossa Senhora da Vitória e nas imediações do Terminal Rodoviário.
A Prefeitura orienta os moradores que se mantenham atentos, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras em imóveis.
Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil, através do número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.