Engenheiros e técnicos da Prefeitura incentivam horticultura no Conjunto Penal de Itabuna – Fotos Ascom
A Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAGRIMA), iniciou a primeira etapa de uma ação que consiste em fornecer equipamentos, sementes e mudas para o plantio no Conjunto Prisional de Itabuna (CPI). A doação das mudas de Aipim BRS-399, foi do Instituto Biofábrica de Cacau.
Serão 3 mil mudas de Aipim para o projeto conjunto da SEAGRIMA com a Socializa. As mudas chegarão ao ponto de colheita dentro de oito meses e no primeiro ano vão produzir em torno de três toneladas do Aipim manteiga.
Segundo o vice-diretor do Conjunto Penal de Itabuna, Bruno Pitanga, além de utilizar essa produção para fazer parte da alimentação dos internos, parte será doada para o projeto Bahia Sem Fome do Governo do Estado que visa garantir segurança alimentar e nutricional para a população em vulnerabilidade social.
Estiveram no Conjunto Penal de Itabuna o diretor de Agricultura da SEAGRIMA, Miranildo Góes, o Engenheiro Agrônomo Rafael Conrado, o Técnico Agrícola Cleumo Henrique (Pardal) e o gerente de associativismo Vinícius. Eles ensinaram aos internos como realizar a mistura do gel em pó e a quantidade de água necessária para o momento do plantio das mudas. O objetivo é manter a terra úmida por mais tempo e assim garantir o crescimento e produção da planta.
A responsável pela socialização dos internos é a psicóloga Juliana Pinheiro. Ela explicou que houve um processo seletivo dos que estavam interessados e em seguida uma entrevista. Inicialmente, oito internos participam e posteriormente o número pode chegar a 20. O benefício é que as famílias dos internos receberão pagamento pelo salário deles e terão certificado.
Para o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima, esse é um projeto muito interessante, já que o manejo com a terra faz bem não só para a mesa dos internos, mas é forma deles terem uma ocupação e criar um vínculo com o manejo da terra e cuidado da plantação.
O prefeito Augusto Castro (PSD) acredita que esse trabalho no Conjunto Penal será um grande passo para novos projetos que ajudarão a todos, tanto os que trabalham diretamente como os detentos que se alimentarão da horta e as pessoas que serão atendidas com o Projeto Bahia Sem Fome do Governo de Estado. O projeto realizado em Itabuna poderá servir de exemplo para outros municípios.