Na manhã da última sexta-feira (12), o Centro de Convenções de Ilhéus foi palco da Cerimônia de Formatura Social de Conclusão do Curso Técnico do ‘Programa Saúde com Agente’, marcando um momento significativo para a saúde municipal, formando, novos 120 agentes de combate às endemias e agentes comunitários de saúde.
Os novos agentes concluíram o 'Curso Técnico em Vigilância em Saúde' e o 'Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde'. Ao longo de 10 a 12 meses, esses profissionais dedicaram-se a atividades de ensino a distância (EAD) e práticas presenciais, totalizando 1.275 horas de formação. O ingresso no programa exigiu processos seletivos específicos baseados na análise detalhada da documentação dos candidatos.
A festa foi completa, com a presença de alunos, professores e familiares, que prestigiaram o momento especial. Também marcaram presença, autoridades locais, como o prefeito Mário Alexandre, o vice-prefeito Bebeto Galvão, o vereador Ivo Evangelista, o secretário de Saúde Eduardo Nora, o Presidente do SindACS/ACE, Roberto Lima, o Coordenador de Endemias, Roberto Reis, e a Coordenadora dos Agentes Comunitários, Fernanda Franco.
Durante a cerimônia, o vice-prefeito Bebeto Galvão parabenizou os formandos, ressaltando a importância do constante aperfeiçoamento para elevar a qualidade e resolutividade dos serviços de saúde. Já o prefeito Mário Alexandre relembrou os desafios enfrentados pelos profissionais da saúde no passado e das conquistas do setor nestes últimos sete anos. Ele também destacou a importância da formação de novos agentes para a saúde de Ilhéus. “É um orgulho imenso participar da primeira Cerimônia de Formatura Social do ‘Programa Saúde com Agente’. Parabéns aos formandos do Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde e do Curso Técnico em Vigilância em Saúde! Um momento histórico de celebração e reconhecimento do esforço e dedicação de todos. Que essa formação traga ainda mais qualidade e resolutividade aos serviços de saúde. Obrigado por tudo, meus amigos e colegas”, exaltou, o prefeito.
Ao longo do curso, os agentes enfrentaram desafios significativos, incluindo o diagnóstico das condições de vida e saúde da população em seus territórios de atuação, colaborando com profissionais da atenção básica. A integração entre vigilância em saúde e atenção básica, a realização de ações de promoção e prevenção à saúde, a coleta e registro de dados de visitas domiciliares e o desenvolvimento de ações de planejamento integrado para o controle de doenças e agravos, foram pontos destacados do programa.
O 'Programa Saúde com Agente' é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (CONASEMS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visa apoiar Estados e Municípios no aprimoramento técnico dos agentes comunitários de saúde, fortalecendo a formação de profissionais capacitados para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS).
A formatura desses novos técnicos em saúde destaca o compromisso de Ilhéus com a saúde pública, promovendo a qualificação e o fortalecimento da atenção básica no município e ressaltando a importância fundamental dos agentes de saúde na promoção do bem-estar da comunidade.