Procissão marítima marca celebrações em honra ao Senhor do Bonfim


Foto: Sara Gomes / Devoção Senhor do Bonfim

A Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, juntamente com a Devoção Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, realizaram, no domingo (7), a procissão marítima de translado da imagem do Senhor do Bonfim para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia (Comércio).
O ato de fé que aconteceu pela terceira vez, contou com a presença de embarcações que acompanharam o trajeto pela Baía de Todos os Santos. Em 2024, devido às comemorações do jubileu dos 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim, foi inserido na programação, a celebração de uma missa no mar defronte à Igreja Nossa Senhora da Penha de França, a partir do objetivo de fazer memória ao período em que a imagem do Senhor do Bonfim ficou por nove anos no templo religioso, enquanto, era construída, no alto da Colina Sagrada, a Mansão da Misericórdia.
“Defronte da Igreja da Penha celebramos uma missa com a participação de muitas embarcações e do povo. E assim, nós estamos dizendo graças a Deus pelos 270 anos da inauguração da Igreja do Bonfim. E navegando pelas águas da Baía de Todos os Santos, Ele veio, com seus braços abertos nos abençoando, nos concedendo muitas bençãos e graças do céu”, disse padre Edson Menezes, reitor da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim.
Ao final do ato litúrgico, foi dado início ao trajeto que seguiu em direção ao Porto da Barra e retornou para as proximidades da Praça Cairu. Este durou cerca de 2h e, após o desembarque, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim foi conduzida numa pequena procissão para a Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia — local em que permanecerá até o dia 11 de janeiro, quando retorna para a Colina Sagrada na ocasião da 9ª edição da Lavagem de Corpo e Alma —.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: