Evento debate direitos das Mulheres e Publicidade para o bem

A proposta é promover uma reflexão ampla e multidisciplinar, envolvendo diversas áreas acadêmicas


Por Clara Liyra

No próximo dia 8 de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Centro Universitário Estácio da Bahia sediará uma mesa-redonda intitulada "Direitos das Mulheres e Publicidade para o Bem". O evento, programado para ocorrer às 19h no auditório S1 do Campus Gilberto Gil, tem como objetivo central instigar reflexões sobre os direitos das mulheres e o papel da publicidade na promoção de abordagens positivas e inclusivas.
Além do debate sobre os direitos das Mulheres e a Publicidade para o Bem, o evento também destaca o impacto positivo das campanhas publicitárias voltadas para o bem-estar feminino. Em um contexto em que a imagem da mulher frequentemente é distorcida e estereotipada, empresas e profissionais de publicidade têm se empenhado em criar mensagens que inspiram e fortalecem as mulheres em suas jornadas. “A gente ainda convive com tantos estereótipos de padrão de beleza, de raça, de fragilidade... Tempos que exaltar a publicidade que quebra esse padrão e avança para conquistas de liberdade em relação aos tipos de família, da mulher trans, da família que tem duas mães, da mãe solo", destaca Antoniella Devanier, advogada, escritora e coordenadora do curso de Publicidade da Estácio Bahia.
Uma das iniciativas mencionadas é a campanha "Seja Você Mesma", lançada recentemente por uma marca renomada de produtos de cosméticos. A campanha foge dos padrões tradicionais de beleza e encoraja as mulheres a se sentirem confiantes e bonitas do jeito que são, sem a pressão de se enquadrarem em estereótipos inalcançáveis. Com mensagens positivas e inclusivas, a campanha tem conquistado a simpatia do público, destacando-se como um exemplo de publicidade para o bem.
Outro exemplo inspirador é a campanha "Corpo e Alma", desenvolvida por uma marca de roupas esportivas. Indo além da mera promoção de produtos, a campanha advoga por um estilo de vida saudável e ativo para as mulheres, incentivando a prática de atividades físicas como uma forma de cuidado com o corpo e a mente. “Além disso, os anúncios celebram a diversidade de corpos e habilidades, enaltecendo a beleza feminina em todas as suas formas”, avalia Devanier.
Para a coordenadora do curso de Publicidade da Estácio, este tipo de campanha evidencia o poder da comunicação para promover o bem-estar e o empoderamento feminino. “Em vez de reforçar estereótipos prejudiciais, tais mensagens inspiram as mulheres a se amarem e se aceitarem como são contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e igualitária”, destaca.
O evento no Centro Universitário Estácio da Bahia é aberto ao público e conta com o apoio dos cursos de Publicidade e Propaganda, Direito e Gestão e tem como meta contribuir para a discussão dos objetivos de Sustentabilidade propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), com destaque para as questões de igualdade de gênero. Além da advogada, Antoniella Devanier, a publicitária Laíse Lessa, a engenheira Aline Santana, a administradora Vera Santos e a advogada Carla Borba participarão de um momento de reflexão ampla e multidisciplinar, envolvendo as áreas do Direito, da Publicidade e da Gestão de Negócios, destacando a importância de uma abordagem ética e responsável. As inscrições estão abertas até o dia 7 de março e podem ser realizadas através do link disponível no perfil do Instagram @publicidadeestaciobahia.
  • Serviço:

  • O que: "Direitos das Mulheres e Publicidade para o Bem"

  • Quando: 08 de março, às 19 horas

  • Onde: Centro Universitário Estácio, Auditório S1 do Campus Gilberto Gil.

  • Quanto: Aberto ao Público
Antoniella Devanier, coordenadora do Curso de Publicidade da Estácio Bahia

Mais informações: Inscrições no perfil do Instagram @publicidadeestaciobahia
Assessoria Nacional: Voz Comunicação
Assessoria Salvador: Frente & Verso Comunicação Integrada
Jornalista Responsável: Fernanda Carvalho
Tel.: (71) 99190-2036
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: