A Secretaria Municipal de cultura de Ilhéus - Secult, tornou público na última terça-feira, 27 de fevereiro, através de publicação no diário oficial do município, o resultado preliminar de um importante edital de audiovisual voltado para o fomento de iniciativas culturais no município de Ilhéus.
Com base na Lei complementar número 195/2022, no decreto municipal número 11.525 de 11 de maio de 2023 (decreto de regulamentação da Lei Paulo Gustavo) e no decreto municipal número 11.453/2023, a Secretaria de Cultura promoveu a chamada pública para seleção de propostas de fomento execução cultural.
O Edital de número 003/2023 visa selecionar propostas de fomento à execução cultural voltadas para o segmento do audiovisual, abarcando projetos como curta-metragens, médias metragens, webséries videoclipes, entre outros. Publicada no Diário Oficial do município em 10 de novembro de 2023, a chamada pública atraiu diversas iniciativas empenhadas impulsionar a produção de visual local.
Após um criterioso processo de avaliação, a Secult anunciou o resultado preliminar que contempla projetos de grande relevância para a cena cultural do município de Ilhéus. Muitos profissionais do audiovisual e fazedores de Cultura foram contemplados pela primeira vez em um certame cultural municipal, uma demonstração da lisura e empenho da banca examinadora em promover a cultura local com equidade e responsabilidade sociocultural.
Recentemente, a Secult também divulgou os resultados preliminares dos habilitados no Edital 004/2023, que prevê projetos de categorias artísticas como Dança, Literatura, Capoeira, Música, Artesanato, entre outros. Vale destacar que aqui também foram contemplados fazedores de cultura que anteriormente também não haviam tido oportunidade de serem agraciados em certames culturais do município.
A Lei Paulo Gustavo (LPG) foi criada como lei emergencial para mitigar os impactos da pandemia da covid-19 junto aos artistas, fazedores de cultura e agentes culturais de todo o Brasil.