Foto: Arquivo Agência Brasil
A Alemanha legalizou a partir desta segunda-feira (1º) o consumo recreativo de maconha, para que pessoas com mais de 18 anos possam transportar até 25 gramas de maconha em vias públicas, cultivar até 50 gramas e ter 3 plantas de cannabis por adulto em sua residência.
A lei é aprovada mesmo com a persistência dos conservadores e de associações médicas que temiam consequências negativas para os jovens.
A medida deixa a Alemanha entre os países mais permissivos em relação à maconha na Europa, ficando ao lado de Malta, que aprovou a lei em 2021 e Luxemburgo, que aprovou no ano passado.
Já Os Países Baixos, uma nação conhecida durante anos por sua política liberal em relação às drogas, adotaram uma estratégia mais restritiva para reduzir o turismo centrado no consumo de cannabis.
Mesmo a lei entrando em vigor nesta segunda-feira, os consumidores terão que esperar três meses para comprar maconha de maneira legal em "clubes sociais de cannabis".
Até julho, a compra de maconha permanecerá ilegal. Os clubes sociais de cannabis poderão ter no máximo 500 membros e distribuir 50 gramas de maconha por mês para cada integrante.