Com mais de 90 mil visualizações, até agora, *os encontros do projeto Por dentro da Auditoria Fiscal do Trabalho – Concurso 2024 estão sendo transmitidos semanalmente, de terça a sexta-feira, sempre às 19 horas, nos canais do YouTube* do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (SAFITEBA) e das entidades parceiras. As aulas contam com todos os recursos de acessibilidade, inclusive intérprete de libras e material didático.
O SAFITEBA destaca que a Bahia é o estado com o maior número de inscritos para o Concurso Nacional Unificado nas diversas áreas. Ao todo, 162.701 baianos se inscreveram. Para o cargo de Auditor-Fiscal do Trabalho, estão sendo ofertadas 900 vagas, sendo 45 para Pessoas com Deficiência (PcD) e 180 para pessoas negras. Para conquistar uma das vagas, os candidatos farão prova específica, que terá 50 questões objetivas e discursiva, que abordarão cinco eixos especificados no edital do Concurso.
"A Bahia teve a maior quantidade de requerimentos de isenção de taxa por baixa renda. Por meio deste projeto, pretendemos ajudar a democratizar o acesso ao Serviço Público para estes segmentos sociais e os cotistas, que em geral, não têm renda nem condições de se prepararem através de cursos pagos e garantir um perfil mais diverso na nossa carreira. Ficamos muito felizes com a audiência do curso e agradecemos aos professores, todos eles voluntários, boa parte egresso da auditoria e dos meios acadêmicos", registra o vice-presidente do SAFITEBA, Mário Diniz.
As aulas estão sendo ministradas por professores totalmente voluntários e especialistas em suas respectivas áreas de atuação e prosseguem até o dia 03 de maio, com veiculação simultânea nos canais do SAFITEBA e das entidades parceiras, Instituto Trabalho Digno, Diário PcD e da CUT do Rio Grande do Sul, que juntas já somam 91.984 visualizações. Os temas abordados são os relacionados no Edital do Concurso de AFT 2024, dando destaque, tanto para as disciplinas exigidas, quanto para a compreensão da atuação da Auditoria-Fiscal do Trabalho na garantia dos direitos laborais e do trabalho digno.
Entre os professores envolvidos, estão os Auditores-Fiscais do Trabalho, Fernando Donato e Tatiana Fernandes, a socióloga e pesquisadora Graça Druck, e a professora Denise Vieira, ambas da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a economista Ana Georgina, do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), entre outros.
- SERVIÇO
- O quê: Projeto Por Dentro da Auditoria Fiscal do Trabalho - Concurso 2024
- Quando: terças às sextas-feiras, às 19 horas
- Onde: www.youtube.com/@safitebabahia4734
- Quanto: Gratuito
AFT Mario Diniz - Imagem Ilustrativa
AFT e professor Fernando Donato - Foto: divulgação