_Um dos principais produtores de cacau no mundo, representantes de municípios camaroneses, produtores de cacau firmam acordo de cooperação técnica com Ilhéus_
Na quarta-feira (17), aconteceu no auditório da Prefeitura de Ilhéus, um encontro entre uma comitiva camaronesa e o prefeito Mário Alexandre, a fim de assinar termos de cooperação técnica entre Ilhéus e municípios camaroneses, produtores de cacau.
A comitiva foi composta por representantes de cooperativas, prefeitas de municípios produtores de cacau, o diretor-geral da Câmara de Comércio Brasil e Camarões e o ministro Dr. Martial Tchenzette, que liderou o grupo, em nome da Embaixada de Camarões no Brasil.
A programação da comitiva começou pela manhã, em um passeio pelo centro histórico de Ilhéus, seguido da recepção na Prefeitura de Ilhéus (Conquista), com danças afro e a assinatura dos termos de cooperação técnica entre Ilhéus e quatro municípios camaroneses produtores de cacau – Yaoundé, Bikok, Nkolmetet e Mbalmayo.
Nas falas, a comitiva se mostrou muito feliz com a receptividade, afirmando que Ilhéus tem muita proximidade com o país africano. O chefe da comitiva, Tchenzette também falou sobre a alegria de poder firmar a parceria com Ilhéus e realizar esse intercâmbio para uma melhor produção de cacau e chocolate. “Esse acordo sairá do papel e essa parceria vai render muitos frutos”, disse o ministro.
Já o prefeito Mário Alexandre saudou a delegação e se mostrou muito contente, primeiro pelo reconhecimento da qualidade do cacau ilheense, depois, por poder formar essa parceria e aprimorar ainda mais a produção de cacau e chocolate de excelência em Ilhéus, gerando mais renda e movimentando a economia local.
Após o encontro na Prefeitura de Ilhéus, a comitiva se dirigiu para a Fazenda Provisão, para o almoço e ainda visitou o Colégio Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun.