Por Mauricio Leiro
Foto: Divulgação
Em outro patamar. Esse é o atual status do Avante na Bahia com relação à representação do partido nos municipíos do estado. Após sair com quatro prefeituras das eleições em 2020, a legenda registrou o maior crescimento entre os partidos baianos, saltando para 61 nas vésperas das eleições deste ano.
Com um aumento significativo de 1.425% entre os anos eleitorais, o Avante, atualmente, é a segunda legenda com o maior número de cidades com prefeitos filiados entre os quadros. Em 2020, o Avante elegeu apenas os prefeitos de Canápolis, Jandaíra, Santaluz e Saubara.
O crescimento da legenda já é visto pelas lideranças do partido como algo natural. A ampliação da legenda, segundo o secretário de Agricultura e ex-deputado estadual, Walisson Tum, teria vinculo com a chegada do ex-deputado federal Ronaldo Carletto à chefia do partido no estado. “Todo esse crescimento se deve à credibilidade que Carleto tem, por ser um homem de palavra, um político que representa uma região muito grande”, avaliou.
Mesmo com a clara ascensão, o presidente do Avante na Bahia, o deputado federal Ronaldo Carletto não descartou pensar no seu futuro político para além do diretório estadual e voltar às urnas nas eleições de 2026, seja para a reeleição à Câmara dos Deputados ou uma possível candidatura ao Senado. “Eu nunca pensei mais nisso, mas meu nome está à disposição como sempre, senão não estaria hoje como presidente do partido. Quem está na política não pode dizer que não vota e não quer ser votado”, comentou ao BN.
Recentemente, a Bahia chegou a receber o encontro nacional do partido. O evento reuniu lideranças políticas como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Jaques Wagner (PT), o presidente nacional da legenda, deputado federal Luis Tibé, o presidente estadual Ronaldo Carletto e 90 prefeitos.
Confira lista completa das cidades:
Canápolis, Jandaíra, Santaluz, Saubara, Aporá, Barro Preto, Barrocas, Bom Jesus da Serra, Camamu, Canarana, Candeal, Coaraci, Coração de Maria, Gandu, Gongogi, Guanambi, Ibicoara, Ibiquera, Ibirapuã, Ibititá, Igrapiúna, Irajuba, Itajuípe, Itamari, Itanagra, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapitanga, Itiruçu, Jitaúna, Mundo Novo, Muniz Ferreira, Nova Canaã, Nova Ibiá, Pau Brasil, Potiraguá, Quijingue, Rio de Contas, Santa Cruz Cabrália, Santa Luzia, Santana, São Gabriel, Seabra, Serra Preta, Tanhaçu, Taperoá, Teodoro Sampaio, Teolândia, Tremedal, Uauá, Valente, Vereda, Wenceslau Guimarães, Canavieiras, Caravelas, Casa Nova, Catolândia, Maraú, Marcionílio Souza e Mascote.