A décima sétima sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu na noite de quarta-feira, dia 24 de julho e contou com a presença dos vereadores: Herbert Santana (Herbinho), José Raimundo Soares Simões (DuArtes), Alam Rogério, Aroldo Melo (Aroldão do Povão), Leonardo Alves (Dodô), Silvana de Santana e Ednaldo José dos Santos (Lió), além do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, o assessor jurídico Carlyle Assis, a intérprete de Libras da Câmara Andrea Silva Souza, imprensa local, ex-vereadores e público local.
A sessão teve início com o presidente Herbert Santana solicitando a contagem dos edis presentes e, na sequência, pedindo para o vereador Alam Rogério a leitura de um texto bíblico. No momento seguinte o presidente solicitou do diretor legislativo Moisés Messias a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade.
Na sequência, o diretor legislativo Moisés Messias leu o expediente do dia contendo uma citação de intimação destinada ao ex-prefeito Luiz Jácome Brandão Neto, relativa ao julgamento das contas do ex-gestor no ano de 2020. Foi lida também uma certidão de notificação ao ex-prefeito e o processo administrativo 03/2024 sobre as contas do executivo municipal do exercício de 2020 e informado que as contas serão julgadas na 18a sessão ordinária, na próxima quarta-feira, dia 31 de julho de 2024.
Na oportunidade o diretor legislativo ainda leu o Ofício 345 da Caixa Econômica Federal (CEF); um Termo de Compromisso para construção de uma creche/escolha de educação infantil; Ofício CEF, de crédito de recurso financeiro para investimento em mobilidade urbana, via Ministério das Cidades e um ofício sugerindo um Projeto de uma Casa de Apoio às Mulheres que sofrem com Violência Doméstica, proposto por alunos do 3° ano do Ensino Médio do CELEM sob a orientação e supervisão da professora Tatiana Evaristo e que será apresentado à Casa, com data a definir.
No momento seguinte o presidente da Casa abriu o Grande Expediente com o uso da Tribuna Popular por até 10 minutos para os vereadores presentes no parlamento.
Silvana de Santana saudou a todos os presentes e aproveitou para cobrar um melhor tratamento na zona rural com a recuperação das estradas vicinais. A edil parabenizou o CELEM pelo evento sobre autismo.
Lió saudou a todos e voltou a afirmar ser ficha limpa e pré-candidato ao executivo municipal. O edil criticou a estrutura do hospital que não faz cirurgias e mais uma vez falou da empresa de limpeza no município.
Aroldo iniciou sua fala elogiando a convenção do União Brasil. O edil aproveitou o momento para falar das inúmeras conquistas e obras que estão sendo feitas pela atual gestão. Aroldo lembrou que a patrulha mecânica está recuperando a estrada do Jacarandá.
Alam falou da importância e o papel do vereador, que é fiscalizar e buscar melhorias para a cidade. O edil cobrou união da Casa para buscar recursos no Governo do Estado para o funcionamento do centro cirúrgico do HAMM. O edil cobrou melhorias nas estradas. Por fim, Alam lembrou da sua independência como vereador.
O presidente da Casa Herbert Santana saudou a todos os presentes e lembrou mais uma vez que vivemos em uma democracia, deixando claro que as cobranças devem existir, mas a cidade é muito pequena para se fazer inimigos, no máximo adversários políticos. O edil explicou que a gestão passada não deixou dinheiro em caixa para a reforma da Praça de Táxi, muito menos projeto para tal finalidade e que a obra está sendo feita e projetada pela atual gestão com recursos próprios. Por fim o presidente encerrou a sessão e convidou a todos para a 18ª sessão que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 31 de julho.
Data: 25.07.2024
Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí