Foto: Fernando Vivas / GOV-BA
A movimentação econômica da capital baiana sofreu uma queda de 2,2% em maio deste ano, em comparação com o mês de abril (série com ajuste sazonal). É o que aponta o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA), calculado mensalmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).
Quatro das seis variáveis que compõem o indicador tiveram queda neste mês, com destaque para Passageiros de ônibus urbanos (-10,8%), que apontou a variação negativa mais expressiva, seguida por Carga portuária (-7,2%), Combustíveis (-3,0%) e Consumo de energia elétrica (-2,0%). Em contrapartida, Passageiros de ônibus intermunicipais (15,0%) e Passageiros no Aeroporto Internacional de Salvador (7,8%) foram as contribuições positivas.
O indicador avançou 5,9% em relação a maio de 2023. A ampliação acumulada este ano foi de 13,4% quando comparada com os cinco primeiros meses de 2023. E no acumulado dos últimos doze meses, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, houve expansão de 8,9%.