A Prefeitura de Ibicaraí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), realizou na terça-feira (13/08), a entrega das primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), no município.
O documento garante a prioridade no atendimento em serviços públicos e privados, nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social, no caso de serviços particulares inclui supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral.
Para a coordenadora do Cras Edcarla Reis, essa carteirinha do CIPTEA é uma conquista muito importante para os direitos das pessoas com Autismo e as mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem procurado o CRAS e solicitado a carteira.
De acordo com Michael Victor, funcionário do CRAS, responsável pela emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), essa carteira é garantida pela Lei Federal n° 13.997/2020, além disso, é totalmente gratuita e tem validade de 5 anos.
Texto e fotos: Ascom Ibicaraí
Data: 14/08/2024