Por Gabriel Lopes
Foto: Montagem/ Alana Dias/ Bahia Notícias
Com pouca expressividade no cenário político, os partidos PRD e DC foram "turbinados" para a disputa eleitoral de 2024 em Salvador. Com a chegada de vereadores que já ocupam cadeiras na Câmara soteropolitana, as siglas também foram enxertadas com lideranças e agora ambos nutrem esperanças com possíveis surpresas para o pleito de outubro.
As legendas apoiam a candidatura de Bruno Reis (União), que busca a reeleição. O prefeito atuou diretamente na montagem das chapas dos partidos e têm aliados próximos no comando das duas legendas. No PRD, o chefe de gabinete do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos, Francisco Elde, controla as ações. No DC, por sua vez, Igor Dominguez assumiu a presidência no início do ano. Ele também já foi assessor direto de Bruno.
Fruto de uma fusão entre PTB e Patriota concretizada em novembro do ano passado, o Partido Renovação Democrática (PRD) ganhou dois quadros com mandato na Câmara de Salvador: os vereadores Dr José Antonio e Fábio Souza.
Em seu primeiro mandato, José Antonio agora tenta a reeleição. Médico, ele atua como generalista e ortopedista e tem como base a bandeira da saúde. Já Fábio Souza chegou a assumir o mandato ainda em 2019, quando o então vereador Igor Kannário foi eleito deputado federal pelo antigo PHS. Em 2020, Fábio foi reeleito pelo Solidariedade.
Entre os nomes do PRD que despontam nas previsões para 2024 está Kênio Rezende, que nas urnas será "Pastor Kênio". Ele já foi citado em matéria do Bahia Notícias como um dos quadros que está nos planos da Igreja Universal do Reino de Deus para ampliar sua representação no Legislativo soteropolitano.
Com a "matemática eleitoral" bem ajustada pela Iurd, Kênio é visto como potencial puxador de votos para o PRD e lideranças apontam que ele deve ter sucesso na empreitada apesar de nunca ter sido testado nas urnas.
Outro destaque da lista do PRD é Gusmão Neto. Jornalista e ativista social, ele vai tentar uma cadeira na Câmara de Salvador pela segunda vez. Em 2020, pelo PTB, recebeu apenas 1.644 votos e não foi eleito. Também foi membro do RenovaBR, escola de formação política do Brasil.
DC
Pelo DC, a lista de nomes conhecidos é um pouco maior. Destaques para os vereadores Antonio Carolino (ex-Podemos), Marcelo Maia (ex-PMN), Ricardo Almeida (ex-PSC) e Sabá (ex-PP).
Eleito e reeleito nas eleições de 2012 e 2016 pelo PTN, nomenclatura anterior do Podemos, Carolino ficou na primeira suplência em 2020. Na ocasião, o partido elegeu Sidninho e Emerson Penalva. Apesar disso, com a ida de Penalva para a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Carolino voltou a assumir a cadeira na CMS em fevereiro de 2023.
No caso de Marcelo Maia, 2024 marca sua primeira tentativa de reeleição. Na capital baiana participou de dois pleitos: ficou na suplência do PMDB em 2016 e foi eleito pelo PMN em 2020.
Diferente dos colegas de partido, Ricardo Almeida acumula mais tentativas para o Legislativo. Foi candidato a deputado estadual em duas ocasiões (2014 e 2022) e ficou na suplência. A segunda rendeu melhor resultado: com 31.373, ficou na segunda suplência do PSC na AL-BA, partido que foi incorporado pelo Podemos.
Assumiu o mandato de vereador ainda em 2017, quando Alberto Braga foi escolhido para a presidência da Cogel. Em 2020, foi eleito como 7º mais votado da cidade.
Por fim, entre os que já possuem mandato, o vereador Sabá busca manter sua cadeira pela terceira legislatura seguida. Eleito em 2016 e reeleito em 2020, acumula tentativas para o Paço Municipal em 2004, 2008 e 2012. Também pleiteou uma cadeira na AL-BA em 2018 e 2022, mas sem sucesso. Possui passagens por PP, PRB, PV e agora DC.
MÚSICOS EM FOCO
Compondo a lista de candidaturas de artistas que concorrerão este ano, o cantor Deivison Santos - conhecido como Poly O Polêmico - vai para o embate pelo DC. Esta será a primeira tentativa do pagodeiro em alçar voos na política.
Além dele, Reinado Nascimento vai disputar a eleição em Salvador. Conhecido como Reinaldinho, o ex-Terra Samba fez sucesso nos anos 90 no comando da grupo e foi umas das referência do axé na Bahia. A briga por um cargo eletivo também será novidade para ele, que está em sua primeira tentativa.
NÃO PARA POR AÍ
Entre os estreantes pelo DC está Hermano Mello. Ele já foi assessor do prefeito Bruno Reis e acompanha o gestor desde o período em que ele era vice-prefeito da capital baiana.
Quem também encontrou abrigo no DC para concretizar candidatura foi Gustavo Aciole. Ele é genro de Marcelo Nilo, ex-deputado federal e ex-presidente da AL-BA. Aciole agora tenta surfar no votos deixados pelo sogro em Salvador.
Confira abaixo a lista de candidatos a vereador pelo PRD e pelo DC:
- PRD
- Adriano Freitas
- Ailton Sanches
- Alisson Leite
- Andressa Guerreiro
- Angela da Farmácia
- Antoniel Carvalho
- Danilo Gago
- Deivid Mendes
- Denise Santana
- Dira Ramos e Coletivo de Mães
- Dr José Antônio
- Dr Nilton Cruz
- Ezequiel Barros
- Fabete do Povão
- Fábio Souza
- GCM Nogueira
- Gusmão Neto
- Inácio Machado
- Ivan Pinheiro
- Jair Ferreira
- Jane Oliveira
- José Carlos Toti
- Lene Reis
- Maia Doações
- Marcos Capenga
- Matheus Taz
- Nataniel Lopes
- Nelsinho Fontes
- Pastor Kênio
- Patrícia Sales
- Paulinho Comunidade
- Paulo Passos
- Professor Alexandre Alves
- Professor Tiago Correia
- Professora Cátia Leite
- Pró Rose
- Pró Tânia Mires
- Ricardo Paixão
- Samuel Conceição
- Sandro Andrade
- Sara Verônica
- Sheila da Pastoral
- Virginia Costa
- Washington Damasceno
- DC
- Adelmo Nunes
- Adriano da Ração
- Aidil Bahiana
- Alemão Arts
- Alessandro de Jesus
- Alex Alemão
- Antonia Barreto
- Aragão
- Bia Rios
- Carine Santos
- Carolino
- Drica da Bahia
- Dricca Miranda
- Eduardo Lima
- Eutico Carteiro
- Fabio Cardoso
- Fabio Silva
- Fabricio Bi
- Foguinho
- Foguinho da Bahia
- Francis Reis
- Gustavo Aciole
- Hermano
- Igor Cirne
- Janu da Toalha
- Leo Varjão
- Marcelo Maia
- Marcola do Grau
- Marta Machado
- Mirian Fonseca
- Nai da Bahia
- Neiva Maria
- Pastor Cosme
- Paulo Brito
- Paulo Sultão
- Polly O Polêmico
- Pró Mary
- Reinaldinho
- Reizinha
- Ricardo Almeida
- Rogerio Ramos
- Rosalvo Rodrigues
- Sabá
- Socorro da Hemodialise