Eleição da OAB-BA terá terceira via; advocacia negra rompe com Daniela Borges e lança candidatura própria

Por Camila São José

Fotos: OAB

Faltando quatro meses para as eleições da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Bahia (OAB-BA), surge a possibilidade de uma terceira via na disputa. Advogados negros se uniram e decidiram lançar uma candidatura própria, abrindo as chances para que a seccional baiana possa ser presidida pela primeira vez por uma pessoa negra.
Na tarde de quarta-feira (28), mais de 300 advogados bateram o martelo quanto aos representantes da terceira via: Silvia Cerqueira, conselheira federal da OAB, e Thiago Lopes Cardoso Campos, presidente da Comissão de Especial de Saúde da OAB-BA, que irão figurar como candidatos a presidente e vice-presidente, respectivamente.
Ao Bahia Notícias, fontes confirmaram que a decisão veio após a presidente Daniela Borges decidir tentar a reeleição, tendo o atual diretor-tesoureiro Hermes Hilarião como candidato a vice-presidente. A escolha teria sido unilateral, “de cima para baixo” e sem buscar a opinião da chamada advocacia negra.
Diante do cenário, o grupo que hoje apoia e atua junto à gestão de Borges decidiu romper e seguir a “mesma” atitude tomada pela presidente: escolher os nomes “sem dialogar” com o outro lado.
O grupo de advogados negros, conforme fontes relataram ao BN, chegou à conclusão de que era possível ter uma candidatura própria diante do trabalho desempenhado perante à atual gestão da OAB-BA, “pautando” constantemente a presidência com as questões ligadas à equidade de raça e gênero.
A chapa da advocacia negra deverá ser lançada oficialmente no sábado (31), durante encontro no Salão de Eventos do Salvador Prime, das 9h às 14h.
Além de Daniela Borges e Hermes Hilarião, a advogada Ana Patrícia Leão também confirmou a sua candidatura. Leão foi a primeira mulher vice-presidente da OAB da Bahia entre 2016 e 2021.

PERFIL

Silvia Cerqueira foi alçada ao posto de conselheira federal em 2007, sendo a primeira mulher negra a ocupar o assento na OAB nacional. Ela também foi a primeira presidente da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade e em 2012, sustentou junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) a constitucionalidade das cotas raciais.
Em maio deste ano, Cerqueira, atual secretária-adjunta da Comissão Nacional de Promoção da Igualdade (CNPI), recebeu do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) a Medalha Esperança Garcia. A comenda carrega o nome da mulher reconhecida como a primeira advogada do Brasil e é conferida a mulheres que atuam na defesa dos direitos humanos e lutam pela equidade de gênero e raça.
Thiago Lopes Cardoso Campos é especialista em Direito Sanitário, conselheiro do Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA), secretário geral da Comissão Especial de Processo Legislativo da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia, e coordenador da Consultoria Jurídica da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares.
Ele foi o único baiano a compor, no mês de outubro do ano passado, a lista sêxtupla da advocacia destinada à cadeira de desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: