Hospital Metropolitano terá nova ala de oncologia; ordem de serviço deve ser assinada nesta sexta

Por Mauricio Leiro / Victor Hernandes

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O Hospital Metropolitano da Bahia, localizado na cidade de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador (RMS), terá novos serviços e atendimentos de saúde para disponibilizar a seus pacientes. Atualmente atendendo por regulação, o equipamento vai ganhar uma nova ala de oncologia em suas dependências, onde deve ser prestado atendimentos de urgência e emergência a pacientes com câncer.
A área em questão é a unidade de tratamento de alta complexidade oncológica (UNACON), que será construída pela Secretária de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, organização social que administra o local.
O valor firmado para a construção é de R$ 4.599.000,34. A ordem de serviço para a construção deve acontecer na próxima sexta-feira (30), onde a oficialização será feita pelo governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e pela titular da Sesab, Roberta Santana, conforme apuração feita pela reportagem do Bahia Notícias.
Já a vigência do contrato para construção é de 18 meses, conforme publicação do Diário Oficial do Estado (DOE), desta quarta-feira (28). A informação da chegada de uma ala oncológica na unidade hospitalar já tinha sido antecipada pelo o BN desde o mês de abril (veja aqui). Na ocasião, a Sesab confirmou a reportagem sobre a ideia de uma ala voltada para o serviço.
Vale ressaltar que mesmo com o novo espaço, o hospital não se tornará exclusivo para especialidade. Atualmente Salvador e Região Metropolitana contam com o Hospital Aristides Maltez (HAM), Hospital da Mulher, Hospital Santo Antônio (Irmã Dulce) e Hospital Roberto Santos para contemplar a especialidade.

NOVOS PROCEDIMENTOS

Além da oncologia, o Hospital Metropolitano está realizando também cirurgias bariátricas. No último dia 16, a unidade voltou a realizar o procedimento com seis pacientes, que passaram pela septação gástrica por videolaparoscopia, com todo acompanhamento pré e pós-operatório. A previsão é realizar, mensalmente, 13 procedimentos desse tipo, a partir de setembro.
Entre os que podem passar pela intervenção no Metropolitano, estão pessoas com obesidade mórbida e comorbidades, como diabetes tipo 2, hipertensão e apneia do sono. No entanto, é preciso ser encaminhado pelo Centro de Referência Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Cedeba).
O Hospital Metropolitano, localizado em Lauro de Freitas, foi inaugurado em 2021, sendo uma unidade muito importante durante a pandemia de Covid-19. Desde então, destaca-se não apenas pela qualidade técnica dos procedimentos, mas também pelo acolhimento e cuidado integral com o paciente, visando, além da perda de peso, a melhoria geral na qualidade de vida.
A equipe multidisciplinar é composta por cirurgiões, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, enfermeiros, terapeutas, educadores físicos, serviço social, pneumologistas, cardiologistas e outros especialistas.
Já o atendimento especializado voltado para pessoas obesas foi iniciado no final de julho deste ano, com a instalação do ambulatório. O objetivo é diminuir os índices de morte devido à obesidade no estado, prestando assistência médica 100% pelo SUS.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: