Deputado federal é detido durante operação da PM para desocupar universidade no Rio de Janeiro

Foto: Reprodução/TV Globo

O deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ) foi detido junto a três estudantes, durante um processo da Polícia Militar (PM) para acabar com a ocupação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), que dura desde o mês de julho. Braga havia ido ao lugar apoiar os estudantes e auxiliar nas negociações com a PM.
Nesta semana, a juíza Luciana Losada havia decidido pela desocupação da universidade, com um prazo de 24 horas para a liberação da reitoria e das salas de aula. Após os alunos descumprirem a decisão, houve confrontos entre seguranças e alunos. Imagens circularam pela internet de um aluno sendo arrastado por seguranças, bem como cenas de confrontos.
A ocupação é um protesto contra os novos critérios estabelecidos para a concessão da bolsa de apoio a vulnerabilidade social. Os estudantes afirmam que as mudanças prejudicaram cerca de 5 mil universitários. Por conta da ocupação, desde o dia 26 de julho, 26 mil alunos estão sem aulas.

COMO OCORREU A DETENÇÃO?

Por volta das 13h20 de sexta-feira (20), os policiais entraram na universidade, sendo recebidos por pedras e pedaços de madeira. De acordo com testemunhas, os policiais revidaram as agressões. Durante o confronto, alunos atearam fogo em pneus em uma das principais vias da região, a Avenida Rei Pelé.
Às 14h, três alunos e o deputado Glauber Braga foram detidos em um ônibus da Polícia Militar. Os quatro foram levados para a Cidade da Polícia, espaço na cidade do rio que abriga 15 delegacias. Às 15h10 a desocupação foi confirmada pela polícia.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: