Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira afirmou, na quinta-feira (12), em São Paulo, que a segurança energética do país está garantida para 2024. A fala foi proferida após encontro com o ministro italiano de Meio Ambiente e Segurança Energética sobre os apagões em São Paulo no ano passado sob administração da empresa italiana Enel.
De acordo com Silveira, não há previsão de racionamento de energia e o governo discute medidas para tentar reduzir o impacto das tarifas ao consumidor. “Esse ano não teremos problema energético. Não teremos racionamento, nós estamos com segurança energética garantida. O que se discute agora é medidas para que a gente continue tendo essa segurança energética e que ela tenha o menor impacto tarifário para o consumidor”, afirmou.
O ministro, no entanto, vê os cenários dos próximos anos como preocupantes, tendo em vista a crise hidrológica atual. “Quando dizem: 2025 é preocupante? 2026 é preocupante? Diante do cenário climático hidrológico que nós vivemos hoje, sempre o ministro tem que tratar como preocupante”, afirmou.
Estas falas vêm apenas alguns dias após o próprio ministro afirmar que veria o horário de verão como uma solução diante das possíveis consequências da crise hidrológica para a geração de energia no país. A sugestão foi apoiada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.