Pelo menos 22 candidatos a vereador de Salvador fazem referência a área da Saúde e disputam pleito neste ano; saiba mais

Por Mauricio Leiro / Eduarda Pinto

Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

Em busca de se destacar em meio aos milhares de candidatos à Câmara Municipal de Salvador (CMS), alguns postulantes a vereador em Salvador buscam se vincular a temáticas específicas para atrair a atenção dos eleitores.
Na área da saúde, entre médicos, enfermeiros, e outros profissionais que utilizam o sufixo “da Saúde” em seus nomes de urna, foram mapeados pelo Bahia Notícias ao menos 22 candidatos a vereador vinculados ao setor.
Neste nicho, as candidaturas masculinas são equivalentes a 54,55% do total, com 12 postulantes. Já as mulheres estão em 10 das 22 candidaturas, o equivalente a 45,45%. Entre homens e mulheres, 63,64%, o equivalente a 14 concorrentes, se identificam como pretos ou pardos, sendo seis pretos e nove pardos. Oito candidatos, cerca de 36,36%, se autoidentificaram como brancos.
Com relação às filiações partidárias, os partidos PDT, PSDB e Solidariedade acumulam o maior número de candidatos “da saúde”, com três candidatos cada. O PSB, PL, PRB e MDB vem logo em seguida com dois candidatos cada neste nicho. Por fim, as siglas Rede - em Federação com o PSOL - , PMB, União, PSD, Republicanos e Podemos ficaram apenas com um candidato.

Confira os postulantes “da Saúde” aos cargos legislativos de Salvador este ano:

Doutor Alan Castro (MDB)
Dr Maomé (PDT)
Dr Modesto (União)
Dr Nilton Cruz (PRD)
Dr José Antônio (PRD)
Dr Roberto Gibson (PSD)
Dr. Oliveira (Republicanos)
Dr Atanazio Júlio (PSDB)
Dr David Rios (MDB)
Dr Fernando Leal (PSDB)
Dra Anaralina Machado (SD)
Dra Mônica Martinelli (SD)
Dra. Zeilda Alves (PSDB)
Agentes Pela Saúde (PMB)
Cléber da Saúde (Rede)
Evilásio da Saúde (PSB)
Ivone da Saúde (PSB)
Jucélio da Saúde (PL)
Luzani da Saúde (PL)
Marta da Saúde (SD)
Tathy da Saúde (Podemos)
Cris da Enfermagem (PDT)
Enfermeiro Holmes (PDT)
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: