Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS
O projeto Graffiti, Expressões Criativas e Jogos Africanos (GECJA) oferece oficinas gratuitas de grafite, expressões criativas e jogos africanos na Associação Nacional das Baianas de Acarajé (Abam), na Praça da Cruz Caída, no Centro Histórico. A atividade, que começou em 21 de agosto e se encerra em 21 de setembro, ocorre às quartas, quintas e sextas-feiras, com uma carga horária de 12 horas cada.
O projeto, patrocinado pela CSO - Central de Serviços Online S.A., por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura e apoiado pela Prefeitura de Salvador, oferece as atividades para 25 jovens de 13 a 30 anos, residentes no Pelourinho. Para mais informações, o projeto está disponível no Instagram (@gecja.cult).
As oficinas de grafite são coordenadas pelo fundador do Ateliê O Cabuloso, Marcos Costa, conhecido pelo estilo Afro Graffiti. Ele transmite técnicas básicas e conceitos desta arte, explorando a conexão com as raízes africanas. “A ideia do circuito de oficinas é passar conhecimentos técnicos sobre o graffiti e, através dos jogos africanos, reconectar os jovens com suas origens", pontua.
Thiago Nazareth, arte-educador e coordenador executivo do projeto, lidera a oficina de Expressões Criativas. Nazareth se dedica a compartilhar técnicas das artes visuais para estimular o processo criativo dos participantes. "Vamos despertar percepções e possibilidades no universo da criação artística", afirma.
O projeto também promove uma imersão cultural para os participantes, levando-os a visitas a instituições culturais como o Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). Ao final do curso, oportunidade de expor seus trabalhos ao final do curso, o que contribuirá para a construção da autoestima e a visibilidade de suas criações.