DO DRAGÃO E DOCUMENTÁRIO TEOLÂNDIA NA DÉCADA DE 90
Talvez a Terra Prometida ou a Terra de Deus exista mesmo e esteja localizada no interior da Bahia. Teolândia, pequena cidade, com cerca de 15 mil habitantes, pouco mais de 194 km de distância de Salvador, é quase um oásis brasileiro de histórias simples, criativas e muita humanidade. Uma cidade bonita e abençoada por Deus, capaz de inspirar livros e até mesmo filmes.
A Terra de Deus já inspirou a produção do livro O Coração do Dragão: histórias sobre o álcool na adolescência, de Neila Bruno e Antônio Roque Junior. A dupla criativa e afiada conta um pedacinho da vida de três garotos em Teolândia: Ana, João e Beto. A obra literária, repleta de aventuras, descobertas, verdades e riscos da existência, ambienta-se na década de 1980. O romance juvenil tem cenários da época, uma narrativa leve, divertida e uma mensagem lúcida e profunda sobre o consumo do álcool nessa fase determinante da vida.
Na cidade que, na vida real tem muitos personagens carismáticos desfilando nas ruas estreitas e de vegetação nativa, os moradores confessam fascínio pelas lembranças das festas típicas, de Santo Antônio, São João, à tradicional Festa da Banana. "Realmente, ninguém quer deixar Teolândia e, mesmo quando é necessário partir, o coração permanece, de certa forma, preso – de maneira positiva – às lembranças das alegrias vividas, das brincadeiras da infância, das emoções que ainda reverberam, do brilho inesquecível no olhar e das ricas tradições culturais que moldam nossa identidade”, afirma Antonio Roque Júnior.
Teolândia nas telas
Teolândia inspira moradores, escritores, estimula a fantasia, desperta o sonho de reviver a infância e até mesmo o documentário Teolândia na década de 90: A impressão cultural de uma época inesquecível. O documentário, que apresenta a história da cidade, desde a fundação, com destaque especial para a década de 1990, vários depoimentos emocionantes de moradores, teve produção conjunta de Antônio Roque Junior e Neila Bruno, com apoio da Lei Paulo Gustavo, pela cidade de Teolândia-BA.
Esse trabalho destaca ainda a influência da agricultura na vida da população, a importância da culinária tradicional e o sentido poderoso de comunhão entre os habitantes. "O documentário é imperdível, um verdadeiro livro em movimento. Ele traz à tona o passado de Teolândia com uma narrativa visual dinâmica e sincera, destacando os principais fatos da década de 1990, como o Plano Real, os avanços tecnológicos, a cultura pop e as transformações sociais e políticas do Brasil", detalha Neila Bruno, coautora do livro Coração de Dragão.
Imersão cultural à Terra de Deus
Tanto o livro O Coração do Dragão: histórias sobre o álcool na adolescência, quanto o documentário, Teolândia na década de 90: A impressão cultural de uma época inesquecível, promovem uma imersão na vida social e cultural dos moradores e dos adolescentes da Terra de Deus, desde a fundação da cidade, em especial da passagem pelas décadas de 1980 e 1990 aos nossos dias.
Livro e documentário trazem algo em comum: preservam a história e a memória de Teolândia, como algo essencial para cultivar a identidade e a riqueza cultural da comunidade. Algo também primordial para valorizar as tradições, os costumes e a vida dos teolandenses dessas e de outras épocas.
Ficha Técnica:
Documentário: Teolândia na década de 90: A impressão cultural de uma época inesquecível
Produção: Documentário dirigido por Antônio Roque Junior
Roteiro: Antônio Roque Junior & Neila Bruno
Cinegrafista: Álvaro Maracás
Edição: Pattrick Oliveira
Narração: Elisa Nunes