Por Hugo Araújo
Foto: Reprodução/Instagram/@timeecvitoria
Tradicional no futebol de areia, o Vitória retornou aos campos da modalidade para a disputa da Supercopa do Brasil. Reunindo grandes camisas do futebol brasileiro, o torneio aconteceu em Ceilândia, no Distrito Federal, entre os dias 4 e 8 de setembro e o Leão terminou na quarta colocação, atrás do campeão Vasco, do vice-campeão Flamengo e do terceiro colocado Sampaio Corrêa.
Na edição deste ano da Supercopa do Brasil, que contou com 12 equipes, o Rubro-Negro esteve no Grupo C ao lado de Flamengo, Botafogo e SEG-ES. Na primeira rodada, vitória por 6 a 1 diante do Botafogo. Depois, derrota por 6 a 4 para o Flamengo. Na última rodada, o Vitória venceu o SEG por 5 a 2 e avançou para as semifinais como o melhor segundo colocado da fase de grupos.
No mata-mata, o Leão foi derrotado pelo campeão Vasco por 6 a 3 e na disputa do terceiro lugar perdeu para o Sampaio Corrêa por 4 a 2. Na viagem para Ceilândia, a equipe rubro-negra contou com o apoio do Vitória DF, franquia do Vitória no Distrito Federal, fundada em 1992 e atualmente presidida por Marcelo Rodrigues.
O Vitória ganhou destaque no futebol de areia e se colocou como uma das grandes equipes brasileiras em 2018. Neste ano, o Leão conquistou a Libertadores da América após vencer o Vasco, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Além do Vitória, no Brasil, apenas o Vasco tem o título da Libertadores em sua galeria.
Time do Vitória de futebol de areia terminou a Supercopa do Brasil na quarta colocação | Foto: Reprodução/Instagram/@timeecvitoria
Presente no título da Libertadores e neste retorno do Vitória ao futebol de areia está o soteropolitano Anderson Dias, atleta desde 2005 e campeão do mundo com a seleção brasileira em 2006. Cria do bairro de Itapuã, a história de Anderson com o Leão começou em 2017 após contato com Many Gleize, gerente de esportes do Vitória. Em conversa com o Bahia Notícias, Anderson explicou como se deu essa parceria com o Rubro-Negro.
"Eu cheguei até Many e pedi a oportunidade de levar o Vitória para o futebol de areia e ela nos atendeu. A gente acabou conquistando o vice-campeonato da Copa do Brasil, ganhamos a vaga para a Libertadores e fomos campeões. A iniciativa veio através de mim e do Rafa Amaral (outro jogador também presente na equipe rubro-negra que disputou a Supercopa do Brasil). Pedimos essa oportunidade para Many e foi concedida", comentou Anderson Dias.
A montagem da equipe para a disputa da competição no Distrito Federal aconteceu após a Confederação de Beach Soccer do Brasil (CBBS) convidar a equipe rubro-negra por conta da tradição do clube na modalidade, como explicou Anderson.
"Eu juntei o Roberto Rosa, nosso treinador, e o Rafa Amaral e fizemos os convites para alguns jogadores de fora, de Alagoas, da Paraíba, do Rio Grande do Norte e até de Portugal. Formamos esse time, treinamos dois dias e ficamos entre as quatro melhores do Brasil", disse o jogador.
Anderson Dias foi campeão do mundo com a seleção brasileira em 2006 | Foto: Reprodução/Instagram/@a5_diasbs
Segundo Anderson, agora o plano é que o projeto de futebol de areia do Vitória ganhe novos capítulos, já que o clube está voltando a investir em esportes paralelos ao futebol.
"O plano é continuar com o projeto. Acho que agora o Vitória vai estar mais fechado com a gente, não só pelo nosso desempenho, mas por agora estar voltando os esportes paralelos ao futebol. Vamos ter uma conversa com Many para ver como essa parceria pode trazer mais benefícios para o futebol de areia da Bahia", explicou Anderson.
Comandado pelo técnico Roberto Rosa, o elenco do Vitória na Supercopa do Brasil foi formado por Anderson Dias, Souza, Reyder, Rafael Amaral, Ricardo Pita, Xande, Marciel, Matheuzinho, Fumaça, Rafit, Victor, Rossi e Jadson Rasta.
Para quem quiser praticar o futebol de areia, Anderson Dias recomenda a Beach Soccer Academy, chefiada pelo próprio Anderson e localizada na Rua da Poesia, no bairro de Itapuã. Mais informações sobre o futebol de areia rubro-negro e outros esportes do clube podem ser vistos no perfil ECVitória Esportes, página voltada para as categorias de base, futebol feminino, futsal, basquete e modalidades olímpicas do Leão.