A vigésima terceira sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Ibicaraí aconteceu na noite de quarta-feira, dia 09 de outubro de 2024, e na oportunidade contou com a presença de oito, dos onze vereadores, sendo eles: Herbert Santana (Herbinho), Francisco Henrique (Chico do Doce), Jonathas Soares, Alam Rogério, Leonardo Alves (Dodô), Clícia Guerreira, Edy da Vila e Ednaldo José dos Santos (Lió), além do diretor administrativo da Câmara, Moisés Messias, a intérprete de Libras da Câmara, Andrea Silva Souza, imprensa e público local e as ilustres presenças do secretário municipal de Governo, Thallis Leal, o ex-vereador José Romão Batista dos Santos e o vereador eleito (para a 18ª legislatura 2025/2028) Demétrio Castro.
A sessão teve início com o presidente da Casa, Herbert Santana, solicitando a contagem dos edis presentes e, na sequência, pedindo para o vereador Jonathas Soares que fizesse a leitura de um texto bíblico. No momento seguinte o presidente solicitou do diretor legislativo Moisés Messias a leitura da ata da sessão anterior que foi aprovada por unanimidade.
Moisés Messias fez a leitura do expediente contendo um Ofício do Poder Executivo com o Projeto de Lei nº 21/2024 (de 24 de setembro de 2024) sobre a suplementação orçamentária. No momento seguinte o presidente da Casa abriu a tribuna popular para os edis presentes por até 10 minutos.
Os vereadores Ednaldo José dos Santos (Lió), Alam Rogério, Edy da Vila, Leonardo Alves, Francisco Henrique e Jonathas Soares fizeram o uso da tribuna para agradecer aos seus eleitores por suas respectivas vitórias no último pleito. Os edis falaram das inúmeras conquistas da atual legislatura e prometeram muito trabalho e avanços para Ibicaraí a partir de janeiro de 2025.
O presidente da Câmara, Herbert Santana, foi o último a falar e lembrou do quanto foi difícil a reeleição de todos. Herbinho agradeceu a todos os seus 528 eleitores e falou do orgulho de fazer parte dessa atual legislatura. O presidente fez questão de citar (com carinho e respeito) os vereadores DuArtes, Aroldo e Silvana (que não alcançaram a reeleição nas urnas), parabenizou e deu as boas-vindas aos novos edis eleitos para a próxima legislatura. Por fim Herbinho prometeu mais trabalho para 2025, agradeceu a Deus, a família e a todos que votaram e a prefeita Monalisa e finalizou dizendo que a vitória dele e da prefeita foi fruto de um trabalho muito bem-feito.
Na sequência o presidente abriu a Ordem do Dia com a votação do Projeto de Lei 21/2024, sobre a suplementação orçamentária. O PL foi aprovado por unanimidade em discussão única. Em seguida foi votada a redação final, que também foi aprovada por unanimidade. O PL21/2024 segue agora para sanção ou veto do Executivo Municipal.
Por fim o presidente da Casa encerrou a sessão e convidou a todos para a 24ª sessão ordinária que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 16 de outubro, às 18h30.
Data: 11.10.2024
Texto e fotos: Ascom Câmara de Vereadores de Ibicaraí