Após eleições municipais, PT da Bahia possui quase 20% das prefeituras obtidas pelo partido no Brasil; veja divisão

Por Mauricio Leiro

Foto: Reprodução / PT Bahia

Um dos principais partidos do Brasil e, principalmente da Bahia, teve refletido nas urnas o impacto do estado no saldo eleitoral pelo país. O Partido dos Trabalhadores conseguiu vitórias em 248 prefeituras no Brasil, com a Bahia sendo responsável por 49 delas, ao menos até aqui. O montante representa 19,67% das prefeituras nacionais no estado. Apesar disso, o cenário ainda pode ser modificado.
Na própria Bahia o PT ainda pode conseguir mais uma prefeitura, já que tem a disputa aberta, no segundo turno, em Camaçari. Luiz Caetano (PT) pode vencer o candidato da atual gestão, Flávio Matos (União). Além da Bahia, o PT pode faturar ainda outras 13 prefeituras no segundo turno. Entre a principais cidades com segundo aberto estão Porto Alegre (RS), Natal (RN), Fortaleza (CE) e Cuiabá (MT), quatro capitais brasileiras.
Apesar de nomes nas prefeituras, segundo um levantamento realizado pela reportagem do Bahia Notícias, a sigla registrou cerca de 65 candidatos a vice eleitos na Bahia. O número é maior do que o de gestores eleitos. Na comparação entre prefeito e o “braço direito”, o partido comandado pelo governador Jerônimo Rodrigues ficou com uma “gordura” de 16 vice a mais que gestores municipais, ficando mais forte na segunda vaga mais importante da administração pública das cidades.
Além disso, no estado, o PT ficou no “top 3” e número de votos. A legenda obteve 1.223.854 sufrágios, ficando atrás apenas de PSD que contabilizou 1.632.826 votos e o campeão de votos na Bahia, o União Brasil, que acumulou 2.134.325 votos. A divisão das prefeituras também pode ser analisada pelo prisma dos votos, nas eleições municipais deste ano.
A disputa pelos 8.666.344 votos inseridos nas urnas no estado apresenta o favoritismo do grupo governista. PT, PSD e Avante conseguem, sozinhos, 40% dos votos na Bahia. Em levantamento realizado pelo Bahia Notícias com dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os três partidos conseguem a soma de 3.501.917 de eleitores do total. Considerando ainda os partidos aliados mais próximos e com maior representação, como PSB e MDB, o grupo chega a 52% dos votos nas eleições deste ano, com um total de 4.588.041 de sufrágios. Acrescidos ainda ambos os partidos que compõe a Federação Brasil da Esperança, PV e PCdoB, o percentual chega a mais de 55%.

CENÁRIO BRASIL

O PT do presidente Luiz Inácio Lula da Silva não conseguiu ser a legenda com mais prefeituras em nenhum dos 26 estados. Segundo os resultados deste 1º turno, o PT venceu em 41 cidades do Sudeste, 29 do Sul, três do Centro-Oeste, sete do Norte e 168 do Nordeste. A soma das populações dessas cidades é de 6,4 milhões de pessoas, 3% da população brasileira. As prefeituras nordestinas representam 67,7% do total de prefeituras conquistadas pelo PT.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: