Foto: Mauricio Leiro / Bahia Notícias
Na reta final da campanha eleitoral, a candidata a vereadora de Salvador, Lorena Brandão (PL), foi flagrada utilizando telemarketing para realizar propaganda eleitoral no município. Mas, aparentemente, a propaganda ilegal utilizada pela representante do PL não para por aí, leitores no Bahia Notícias compartilharam um novo método utilizado pela candidata: mensagens de “spam” (ou correio eletrônico), pelo aplicativo WhatsApp.
O leitor que compartilhou as informações conta que não possuía relação com a candidata e foi surpreendido pela mensagem. Na ocasião, Lorena se apresenta com um áudio: “Aê, tô passando, porque voltei pra caminhada política, sou candidata a vereadora outra vez. Não sei se você já tem compromisso com alguém, mas quero deixar aqui um relato da nossa linda história e pedir pra você o seu voto, o seu apoio, saber se eu posso contar com você nessa caminhada. Um beijo no seu coração”, declara.
A candidata ainda envia um link, aparentemente vinculado ao aplicativo Instagram, e um “santinho digital”, com seu número de urna e algumas informações. Segundo o TSE, mediante as diretrizes da Resolução n.º 23.610/2019, o envio de mensagens instantâneas em massa sem o consentimento da pessoa destinatária ou por meio de tecnologias não incluídas nas plataformas digitais convencionais, configura a prática de propaganda irregular.
O Bahia Notícias entrou em contato com a candidata, mas não obteve resposta até o momento desta publicação.