Por Edu Mota, de Brasília
Foto: Reprodução redes sociais
Em uma disputa de duas mulheres neste segundo turno em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, levou a melhor a candidata Adriane Lopes (PP), atual prefeita da cidade. Para se reeleger a mais quatro anos de mandato, Adriane recebeu 51,45% dos votos válidos, ou 222.699 votos totais.
Com a votação obtida, a atual prefeita derrotou a candidata do União Brasil, Rose Modesto, que obteve nas urnas o total de 48,55% dos votos válidos. Em votos totais, a segunda colocada teve 210.112 votos, apenas 12 mil a menos que a atual prefeita.
Na contagem dos votos gerais, 2,54% dos eleitores votaram em branco, enquanto 3,66% anularam o voto. Em Campo Grande (MS), a abstenção foi de 28,6%. Ou seja, apenas 71,4% dos eleitores da cidade foram às urnas votar neste fim de semana.
A prefeita Adriane Lopes tem 48 anos e nasceu em Grandes Rios, no Paraná, e mudou-se para Campo Grande ainda criança. Antes de entrar para a política, atuou como advogada. Adriane também é missionária evangélica.
A atual prefeita assumiu o cargo em abril de 2022. Adriane Lopes era vice-prefeita de Marquinhos Trad, e assumiu o cargo quando ele foi concorrer ao cargo de governador do Mato Grosso do Sul. Adriane, ao assumir a prefeitura, tornou-se a segunda mulher a estar à frente do comando da administração da capital sulmatogrossense.