Doutor Nildo Manoel da Silva Ribeiro, diretor-secretário do Conselho Regional de Fisioterapia
A Faculdade Madre Thaís realiza, nesta sexta-feira, 11 de outubro, a partir das 18 horas, o I Meeting de Fisioterapia, com o tema “A Fisioterapia no Contexto da Saúde Única”, voltado para a comunidade acadêmica e profissionais da área da saúde, sobretudo, fisioterapeutas.
O encontro acontece no auditório Prof.ª Adélia Maria Carvalho de Melo da Faculdade de Ilhéus, e conta com a presença do diretor-secretário do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – Crefito-7, professor Nildo Manoel da Silva Ribeiro, doutor em Neurologia/Neurociências, pela Universidade de São Paulo.
O evento é em homenagem ao Dia do Fisioterapeuta, festejado anualmente em 13 de outubro e organizado pelo colegiado do curso. Na oportunidade, as comemorações se estendem ao curso de Fisioterapia da Madre Thaís, implementado em 2014, que atua no município de Ilhéus para oferecer, também à região, a oportunidade de uma formação profissional de qualidade.
Até hoje, a Faculdade Madre Thaís já graduou 216 fisioterapeutas, sendo que a maioria desses profissionais está em plena atividade nos diversos campos de atuação da profissão.
Conforme a coordenadora do colegiado, professora dra. Karla Gresik, “o curso tem compromisso não só com seu alunado, mas também com a comunidade ilheense, oferecendo serviços de fisioterapia e colaboração interprofissional, através das atividades práticas (ensinos clínicos), estágios supervisionados e projetos de extensão”, acrescentou.
Ela salienta que “há um compromisso também com a educação permanente, a fim de oferecer oportunidades de atualização profissional para egressos e demais profissionais, através deste evento, estimular a cooperação ensino-serviço, fomentar um espaço de trocas de conhecimento e estímulo à pesquisa científica, em relação aos novos campos de atuação da Fisioterapia.
Saúde Única – O tema Saúde Única é uma abordagem global multisetorial, transdisciplinar, transcultural, integrada e unificadora, que visa equilibrar e otimizar de forma sustentável a saúde de pessoas, animais e ecossistemas. Mobiliza vários setores, disciplinas e comunidades, em diferentes níveis da sociedade, para trabalhar em conjunto, promover o bem-estar e enfrentar ameaças à saúde e aos ecossistemas. Ao mesmo tempo, aborda a necessidade coletiva de água limpa, energia e ar, alimentos seguros e nutritivos, agindo sobre as mudanças climáticas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.
A professora Karla Gresik explica que, apesar da terminologia “Saúde Única” ser relativamente nova, as bases filosóficas nas quais se apoia se remontam aos começos das civilizações humanas. Oferece a possibilidade de projetar e implementar programas, políticas, legislação e pesquisas, onde vários setores se comunicam e trabalham coletivamente para alcançar melhores resultados na saúde pública, resposta a pandemias zoonóticas, segurança alimentar e nutricional, resistência antimicrobiana, proteção da biodiversidade, entendimento e combate das mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável e promoção do comércio justo.
O tema é importante e inovador, que versa pela saúde pública e garante um olhar mais aprofundado para a saúde integral, sendo este um dos princípios mais importantes do SUS. “O Curso de Fisioterapia da FMT/CESUPI, cujo perfil do egresso se caracteriza por uma visão mais holística e humanizada, sensível às questões humanísticas e ambientais, oferece nesse meeting, uma oportunidade de debatermos esse tema tão importante com pessoas de referência na área’, concluiu a professora.
Doutora Karla Gresik, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre ThaísFaculdade de Ilhéus - visão noturna (Profa. Cristine Arães)
Faculdade de Ilhéus (Foto Bruno Araújo)