Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou esperar um “milagre de Deus” para que o avião presidencial que apresentou falhas técnicas no México não caísse.
A declaração foi dada pelo presidente durante uma transmissão ao vivo realizada com o candidato a prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos. O presidente afirmou que pensou muito na sua vida durante as cinco horas em que a aeronave ficou voando em círculos para queimar combustível e ficar mais leve para poder pousar em segurança, na última terça (1).
“Eu vou dizer a vocês, eu pensei na minha vida porque eu fiquei quatro horas e meia dentro de um avião, sabe? Esperando um milagre de Deus para que o avião não caísse”, afirmou o presidente na transmissão, que estava marcada para a quarta-feira, mas precisou ser reagendada para a quinta-feira justamente por conta do incidente do México.
O avião, além de Lula, levava outras autoridades brasileiras como a ministra das mulheres, Cida Gonçalves, as senadoras Soraya Tronicke (Podemos-MS) e Tereza Leitão (PT-PE), o indicado à presidência do Banco Central, Gabriel Galípolo, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, o chanceler Mauro Vieira e a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja.
A aeronave teve que dar cerca de 50 voltas no céu mexicano devido a problemas técnicos até poder pousar. Esta medida foi adotada para que o avião perdesse combustível e pudesse pousar em segurança. A falha não foi detalhada e a comitiva brasileira precisou utilizar um avião ‘reserva’ para poder retornar ao Brasil.