Foto: Betto Jr./ Secom
A prefeitura de Salvador inaugurou a Escola Municipal João Lino, no Pelourinho, que promete atender 200 alunos que vivem na região do Centro Histórico de Salvador. A instituição foi transferida da Rua Maciel de Cima para a Rua do Bispo, ganhando uma infraestrutura mais ampla e climatizada.
O evento de reinauguração da unidade foi feita pelo prefeito Bruno Reis e pelo secretário municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, na terça-feira (22). Além de funcionar num novo espaço, outra novidade é que a João Lino oferecerá ensino integral para todos os matriculados.
“A antiga escola funcionava em condições precárias e não atendia mais à demanda que existia. Procuramos outro imóvel e ouvimos a comunidade para execução desse projeto. Portanto, restauramos todo esse patrimônio arquitetônico para preservar a nossa história. Isso também fortalece a nossa estratégia de ocupar os prédios públicos do Centro Histórico, de ampliar as ofertas de serviços e presença do poder público para ajudar no resgate e revitalização dessa região”, destacou o prefeito.
O novo edifício ocupa uma área de 650 metros quadrados e dispõe de seis salas de aula equipadas com ar-condicionado, brinquedoteca, sanitários para portadores de deficiência, sala multiuso e triagem, copa, cozinha, sala de descanso e dispensa, além de outros espaços para o conforto e segurança de estudantes e professores.
O secretário Thiago Dantas reforçou que diretriz pensada foi que a escola se tornasse modelo: “É uma unidade que está aqui em um ponto turístico da cidade e foi feita com todo o carinho, com todo o esmero, e que agora vai poder abrigar nossos alunos aqui do Pelourinho numa qualidade infinitamente melhor do que o prédio antigo, que funcionou por quase 60 anos. Era um desejo da comunidade, e vimos a necessidade de elaborarmos um projeto especial para fortalecer a educação de Salvador”.