Por Eduarda Pinto
Foto: Reprodução / PMVC
A maioria dos vereadores de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, vão buscar a reeleição nas eleições municipais. Um levantamento produzido pelo Bahia Notícias mostra que, após mudanças nas filiações e partidos, 19 dos 21 vereadores eleitos em 2020 estão buscando um novo mandato na Câmara Municipal de Vitória da Conquista.
Os edis que optaram por não concorrer ao cargo para 2025, foram a dupla Lúcia Rocha (MDB) e Delegado Marcus Vinícius (Podemos), que concorrem juntos numa chapa à Prefeitura da Suíça Baiana. Os candidatos a prefeita e vice, respectivamente, vão enfrentar a atual prefeita Sheila Lemos (União) e seu vice, Dr. Aloísio Alan (PDT); e o deputado federal Waldenor Pereira (PT) e sua vice, a advogada Luciana Silva (PSB), nas urnas no próximo domingo (6).
Chama atenção, considerando o pleito de 2020, que apenas 9 dos 21 candidatos vieram de uma eleição prévia em 2016. O cenário atual, que conta com 380 candidatos para 21 vagas, pode apontar para uma possível renovação.
No que diz respeito às filiações partidárias, o União Brasil conseguiu conquistar parte dos vereadores, a maioria regressa do MDB, e hoje conta com quatro candidatos à reeleição, juntamente com o PT, que era maioria em 2020. O PCdoB, segue na terceira posição, com 3 candidatos. Confira o panorama completo: