Por Beatriz Santos
Foto: Reprodução / Instagram
As corridas de rua da capital baiana estão crescendo gradativamente e ganhando espaço há anos. Durante os próximos meses de novembro e dezembro, Salvador vai contar com a ‘Corrida do Leão’ e a ‘Corrida do Bahêa’, que foram anunciadas pelos clubes no final de setembro. A primeira edição da corrida rubro-negra está marcada para o dia 17 de novembro, com início às 6h30, no Estádio Manoel Barradas. Já a corrida tricolor acontecerá no dia 1º de dezembro, a partir das 6h30, no Farol da Barra.
O esporte, que ganhou ainda mais destaque após a pandemia, está diretamente ligado à busca por saúde e bem-estar. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), houve um aumento de 15,9% no faturamento de empresas desse setor entre o segundo trimestre de 2022 e o segundo trimestre de 2023.
Em entrevista ao Bahia Notícias, Carlos Felipe Albuquerque, conhecido como "Chokito", destacou a importância da corrida de rua para a saúde e o bem-estar da população. O empresário e professor de educação física, à frente do projeto "Runners Club", ressaltou a acessibilidade da modalidade e o crescimento do número de jovens praticantes.
“O crescimento exponencial dos adeptos à corrida de rua se deu muito pós-período pandêmico. Muitas pessoas entenderam a importância da prática regular do exercício físico. A corrida de rua possui um espaço altamente democrático, além da possibilidade de se fazer, de se treinar na rua, na orla, com ajuda e auxílio de profissionais, de assessoria e clube de corrida”, afirmou o corredor.
Carlos Albuquerque correndo em Salvador | Foto: Reprodução / Instagram
Com mais de 15 anos de carreira, o atleta, que é um dos patrocinadores das corridas dos clubes soteropolitanos, disse acreditar que a internet também possibilita a influência de pessoas com perfis diferentes do comum no esporte.
“A gente está com a faixa etária de adolescentes de 18 a 25 anos adentrando no segmento da corrida, não por modismo e sim por conscientização da importância da prática da corrida de rua, do exercício físico, e automaticamente as empresas que trabalham no segmento, o ecossistema que envolve desde lojas que fornecem venda de produtos relacionados, acessórios da corrida, a treinadores e assessorias de corrida pautando, justamente, o direcionamento da entrega da prestação de serviço com qualidades seguras para que as pessoas possam desenvolver a prática da corrida de rua”, relatou.
A sexta edição da Maratona Salvador, que aconteceu no dia 22 de setembro, registrou um recorde de 10 mil participantes, um aumento de cerca de 25% em relação aos 8 mil corredores de 2023. O corredor que concluiu a prova mais longa em menor tempo foi o atleta pernambucano Justino Pedro da Silva, que completou o percurso de 42 km, na categoria Elite, em 2h24m07s.