Por Site Falando com Autoridade
Após ataques nas redes sociais, Valério Aguiar enfrenta decisão judicial desfavorável em disputa contra Elder Fontes, reforçando o impacto de condutas inadequadas durante a campanha.
A Justiça Eleitoral determinou que o candidato a prefeito de Itaju do Colônia, Valério Aguiar (PL), remova uma postagem nas redes sociais em que fazia ataques ao seu adversário político, Elder Fontes (PSD). A decisão, proferida pelo juiz eleitoral, também ordena que Valério publique a íntegra da decisão judicial em seu perfil no Instagram, mantendo-a visível até o dia da eleição.
Na decisão, o juiz destacou a necessidade de garantir a lisura do processo eleitoral e combater a disseminação de informações que possam prejudicar adversários de forma injusta. A postagem de Valério foi considerada como uma ofensa a Elder Fontes, que disputa a prefeitura pela coligação governista.
“Ainda, DETERMINO que o representado seja intimado para publicar no referido perfil a íntegra da presente decisão interlocutória concessiva da tutela de urgência, mantendo-se no referido perfil até o término das eleições, sob pena de multa cominatória no valor de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) e emissão de ordem de suspensão do perfil da rede Instagram”, escreveu o magistrado na sentença.
Caso Valério Aguiar não cumpra a determinação judicial, ele poderá enfrentar sanções mais severas, incluindo a suspensão de seu perfil no Instagram, além da multa estipulada em R$ 50.000,00. A medida visa conter o uso de redes sociais para desinformação e ataques pessoais no período eleitoral, garantindo que os eleitores tenham acesso a informações corretas e que a campanha se mantenha dentro dos limites da lei.
A decisão judicial tem um impacto direto na campanha de Valério Aguiar, que agora terá de se ajustar às exigências da Justiça Eleitoral e lidar com as repercussões do caso em meio à reta final das eleições.