Temer diz que o Brasil “não está preparado” para escala 4x3: “Nem os trabalhadores andam preocupados”

Foto: Lula Marques / EBC

O ex-presidente Michel Temer (MDB) comentou sobre a discussão em torno do fim da escala 6x1 e afirmou que o Brasil “não está preparado” para implementação da escala 4x3, que foi proposto pela deputada federal Erika Hilton (Psol-SP). Segundo o emedebista, na realidade, os trabalhadores arranjariam outro emprego durante os três dias de folga, invés de descansar.
Segundo informações da Folha de São Paulo, durante evento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em São Paulo, Temer disse que os trabalhadores não “andam preocupados” com a temática e avaliou que a medida não seria “útil” para o empresariado brasileiro.
"Esta coisa de 4x3 não vai dar certo no Brasil. Acho que não é o melhor momento de se pensar nisso. Nem acho que os trabalhadores andam preocupados com isso. Até porque, se acontecer isso, a sensação que eu tenho é que, nos outros três dias, o trabalhador vai arrumar outro emprego", declarou Temer.
O ex-presidente também relembrou que houve uma discussão para a redução da jornada de trabalho quando ele foi presidente da Câmara dos Deputados. Na época, o debate era a diminuição das 44 horas semanais para 40 horas, mas a questão não avançou na Casa Legislativa.
"Eu acho que o Brasil ainda não está preparado para isso [escala 4x3]. Não há como. Eu me lembro uma vez, lá em 1997, 1998, quando fui presidente da Câmara pela primeira vez, houve um movimento dos sindicalistas para reduzir de 44 para 40 horas [semanais]. Aquilo rodou quase um ano, mas não deu certo. Até cheguei a propor que reduzisse em 42 horas, mas não foi possível", disse Temer.
A escala de trabalho 6x1, na qual o descanso remunerado ocorre apenas aos domingos, virou alvo de uma proposta da deputada Erika Hilton, que quer mudar a Constituição para alterar a jornada dos trabalhadores.
O texto da PEC propõe alterar o artigo 7º da Constituição, no inciso 13, que trata sobre a jornada de trabalho. A sugestão é de jornada de quatro dias semanais.
Postagem Anterior Próxima Postagem

Leia o texto em voz alta: